Uma cratera se que abriu no bairro Itacolomi, em Sabará, no dia 24 de dezembro tem preocupado moradores da região. A prefeitura de Sabará afirma que a cratera vai demorar ao menos 15 dias para ser tampada. A primeira estimativa de conclusão das obras é a primeira quinzena de janeiro.
A demora para resolver os problemas preocupa a população, que denuncia instabilidade em solo e recorrência de problemas na rua Ipatinga, que fica às margens do rio das Velhas. Os moradores disseram que a cratera se abriu na véspera de natal, dia 24 de dezembro, após a intensificação da chuva na cidade. Com a abertura do buraco, a terra que dava sustentação a uma parte da rua foi embora com a água da chuva. Neste momento, apenas uma barreira de contenção de concreto separa a rua e o rio.
Leia mais:
Vídeo: cratera provoca interdição de parte da BR-135, em Curvelo Cratera gigante em rua de Sabará (MG) afeta comércio e gera riscos à população Vídeo: ponte é interditada por tempo indeterminado em Pedro Leopoldo após surgimento de cratera
Questionada, a prefeitura disse que não é possível realizar obras imediatas no local devido ao excesso de chuvas e o solo encharcado. Apesar das grandes dimensões da cratera, as autoridades municipais interditaram só o fluxo de veículos e informaram que apenas um muro está correndo risco de desabar.
A Itatiaia foi ao local conversar com os moradores. Um ponto que chama atenção é que o fluxo de pessoas continua liberado e o comércio está funcionando normalmente nas proximidades da cratera na rua Ipatinga, no bairro Itacolomi. Moradores disseram à nossa reportagem que outros grandes buracos já se abriram nesta mesma rua. Há casos de moradores falando em “risco iminente”.
Transição política pode interferir em obras
Questões políticas e transição de governo podem interferir nas obras. Quem deu o prazo de conclusão das obras para primeira quinzena de janeiro foi o prefeito da cidade, Wander Borges (PSB), que vai deixar o comando da cidade nesta terça-feira (31).
Para o prazo ser cumprido, o adversário político de Wander Borges, Sargento Rodolfo (Republicanos), que será oficialmente prefeito a partir da próxima quarta-feira (1º), terá que dar andamento às obras de recuperação.