Será lançado nesta terça-feira (9), no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) o livro ‘Encruzilhadas: Tecno-oligarquias, democracia e ameaça ambiental’, como parte da programação oficial de comemoração dos 90 anos do TCE.
Lançado pela Editorá Fórum, o livro contou com a coordenação da ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, e participação do Ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, do Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo Andrade, e do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro. O advogado e professor Marcos Meira, procurador do Estado de Pernambuco, escreveu o prefácio da obra.
A obra trata de ‘temas candentes da sociedade contemporânea, em especial, da concentração de poder político, econômico e tecnológico na nova formação geopolítica induzida pela revolução digital; da democracia como direito humano infungível e da proteção ambiental como condição elementar para a sobrevivência do planeta’, conforme diz a apresentação da obra, escrita por Meira e enviada à Itatiaia por Lôbo.
Para lançar a obra, os autores se reunirão no debate ‘Justiça e a Democracia hoje’ a partir das 9h no Auditório do TCEMG, com mediação de Marcos Meira. Às 11h, o livro será lançado oficialmente.
Para adquiri-lo, basta acessar
A obra
O livro é dividido em três capítulos: ‘As novas oligarquias tecnológicas’, ‘Tecnologia, democracia e controle público’ e ‘Tecnologia e ameaça ambiental’.
Ao longo dos capítulos, os autores analisam como a ascensão das novas tecnologias da informação e da comunicação, especialmente a Inteligência Artificial Generativa, produz um paradoxo civilizatório: ao mesmo tempo em que pode promover prosperidade, inovação e soluções ambientais, concentra-se nas mãos de poucos conglomerados, gerando fortunas multibilionárias, ampliando desigualdades e fragilizando a democracia.
Além disso, a obra mostra como algoritmos e plataformas digitais não apenas acumulam riqueza, mas também moldam comportamentos, influenciam a política e impactam diretamente a saúde mental, seja pelo vício em jogos eletrônicos, pela dependência das telas ou pela propagação de discursos de ódio e desinformação como estratégias de captura de poder limitado.
O livro aborda áreas centrais do Direito Público, como Direito Constitucional, Direito Digital, Direitos Fundamentais, Direito Ambiental e Direito ao Futuro, além de explorar os impactos do desenvolvimento tecnológico sobre a governança, a soberania dos Estados e a atuação dos órgãos de controle, como os Tribunais de contas, na era digital.
Todas as análises do livro levam a um ponto: conciliar a inovação tecnológica com a salvaguarda da experiência humana como direito inalienável a uma realidade não distorcida.
Serviço
- Evento: Lançamento do livro “Encruzilhadas: Tecno-oligarquias, democracia e ameaça ambiental”
- Data: 9 de setembro de 2025 (terça-feira)
- Horário: 9h – Debate “Justiça e a Democracia hoje” / 11h – Lançamento do livro
- Com os autores:
- Jorge Messias (Ministro da AGU)
- Edilene Lôbo (Ministra Substituta do TSE)
- Durval Ângelo (Presidente do TCEMG)
- Paulo Dias de Moura Ribeiro (Ministro do STJ)
- Mediação: Marcos Meira (advogado e prefaciador da obra)
- Local: Auditório do TCEMG – Av. Raja Gabaglia, 1.315 – Belo Horizonte
- Realização: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e FÓRUM Conhecimento