O Festival da Virada de Arcos, no Sul de Minas, foi cancelado por decisão da Justiça de Minas Gerais. O juiz Altair Rezende de Alvarenga, da Vara Plantonista da Microrregião 15, determinou neste sábado (28) a suspensão dos shows por falta de segurança.
O evento estava previsto para acontecer entre este sábado (28) e terça-feira (31), dia do réveillon. As principais atrações anunciadas eram a banda Chiclete Banana, Fernanda Garcya, Pedro Rodrigues e Amanda Alves.
A decisão judicial acatou um pedido do Ministério Público para o cancelamento do evento. Segundo o MP, a prefeitura de Arcos divulgou o festival em sua página oficial no Instagram, mas a Polícia Militar não havia sido formalmente comunicada até sexta-feira (27).
O órgão alegou que a falta de comunicação impediu a corporação de elaborar um plano de segurança para o evento, além do fato de que já não havia mais tempo hábil para organizar ações de segurança. A própria Polícia Militar pediu para que a realização do evento fosse reavaliada, tendo em vista a falta de estrutura.
O magistrado entendeu que sequer a estimativa de público informada pelo município estaria subestimada.
Alvarenga ainda destaca que em caso de briga generalizada, ou eventual tumulto, as forças de segurança não conseguirão garantir a segurança do público presente e conter a confusão.
O juiz ainda afirmou que tentou apresentar uma solução e propôs uma reunião com a procuradoria do município, que não aceitou participar por “falta de tempo hábil”.
“A ‘ausência de tempo hábil’ ocorreu exatamente pela própria desorganização do Município de Arcos, que só comunicou a realização do evento à Polícia Militar no dia 27 de dezembro de 2024, ou seja, menos de um dia antes da realização do primeiro show, o que raia o absurdo”, afirma o magistrado.
Na decisão, Alvarenga determinou a suspensão imediata do festival e a aplicação de uma multa de R$ 500 mil, em caso de descumprimento da ordem judicial. Na noite deste sábado (28), a Prefeitura de Arcos comunicou o cancelamento do evento nas redes sociais.
*Com informações de Tadeu Nunes