Ouvindo...

Previsão do tempo: vai chover em Belo Horizonte neste final de semana? Confira

De acordo com a Defesa Civil, a máxima deve ser de 31°C; o verão, estação mais quente do ano, começa neste sábado (21) e se estende até as 6h02 do dia 20 de março.

Previsão do tempo: BH deve ter chuva típica de verão e calorão

Nesta sexta-feira (20), o dia em Belo Horizonte será de céu parcialmente nublado com chuvas a partir da tarde, raios e rajadas de vento ocasionais. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 18 °C e a máxima de 31 °C com umidade relativa do ar mínima em torno de 40%, à tarde, segundo a Defesa Civil Municipal.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável em todas as regiões do estado de Minas Gerais, por causa da intensificação das áreas de instabilidade atmosféricas associadas ao aquecimento, disponibilidade de teor de umidade e padrão dos ventos ao nível médio da atmosfera.

Vale lembrar, que o verão começa neste sábado (21) às 6h20, e será marcado por chuvas em boa parte do país – cenário que deve se repetir ao longo de toda a próxima estação.

Leia também

O verão, estação mais quente do ano, se estende até as 6h02 do dia 20 de março e, este ano, não deve ser marcada por grandes ondas de calor.

De maneira geral, a Climatempo destaca que as principais tendências para a estação neste ano são:

  • Formação frequente de corredores de umidade entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste, contribuindo para a instabilidade no clima -- há possibilidade da formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo do verão.
  • Chuvas volumosas, que podem ficar acima da média, em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste.
  • Temperaturas acima da média no Sul e em parte da região Norte, com alguns dias com calor acima do normal.
  • Alta nebulosidade e chuva frequente, o que deve impedir a formação de ondas de calor de grande abrangência sobre o país.

Previsão do tempo para o final de semana:

Neste final de semana, sábado (21) e domingo (22), o céu deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Parnaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana de Belo Horizonte. Nas demais regiões, o céu deve ficar parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Em Belo Horizonte, o céu deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima deve ser 38 °C com minima de 19 °C.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.