Ouvindo...

Parque Lagoa do Nado será reaberto nesta terça-feira (3), após rompimento de barragem

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura de BH, Leandro César Pereira, disse que há uma investigação em andamento para identificar os responsáveis pelo incidente que aconteceu no início de novembro

A Lagoa do Nato, em Belo Horizonte, ficou quase sem água após o rompimento da barragem de contenção no dia 13 de novembro

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) recebeu o secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, em uma audiência pública para discutir sobre a segurança de barragens em Belo Horizonte, em especial, após o rompimento da barragem de contenção do Parque Lagoa do Nado no dia 13 de novembro.

Por conta do incidente, o espaço ficou fechado sem previsão de reabertura. Na audiência, o secretário afirmou, o que foi confirmado posteriormente pela Prefeitura de BH (PBH), que o Parque será reaberto amanhã (3). De acordo com ele, a barragem continuará isolada para que os trabalhos de perícia possam continuar acontecendo com segurança, mas sem colocar os frequentadores do parque em risco.

A audiência pública também teve a participação de representantes de movimentos ambientais, como o Salve a Mata do Planalto, do professor da UFMG e idealizador do projeto Manuelzão, Apolo Henriger, mas também de moradores do entorno do Parque, como a Angélica Ferreira. Para a Itatiaia, ela, que mora nas redondezas há 28 anos, afirmou que o espaço é protegido pela comunidade. “A prefeitura toma conta? Sim, mas é a população que cuida dele”, disse.

Leia também

Ela conta que foi à Câmara para buscar respostas sobre o futuro do parque, após o rompimento. “Todos gostam [do parque] e aconteceu aquela tragédia horrível, prejudicando o meio ambiente, os animais, a flora, a fauna e foi terrível quando eu vi aquela imagem circulando nos grupos. Terrível, terrível, então isso marca muito a gente, não só nós, mas as gerações futuras […] e eu vim aqui justamente para isso, para saber qual vai ser o processo daqui para frente, o que vai acontecer. Vamos ter barragem? Ou não? Surgiram várias dúvidas sobre isso, então eu vim até aqui para mostrar que nós, vizinhos, moradores e amigos, estamos aqui”, explica para a reportagem.

Durante a reunião, o secretário indicou também que está aberta uma sindicância para culpabilizar os responsáveis pelo incidente. “Nós encaminhamos, também, o relatório para o Ministério Público Estadual, que também está fazendo o papel deles, com a Polícia Civil, de investigação. Então, a prefeitura irá contribuir de forma bem transparente com qualquer iniciativa que possa elucidar as ocorrências do fato”, declarou.

Quando questionado sobre o atendimento à comunidade local, Leandro César Pereira disponibilizou a Regional Pampulha para prestar informações aos moradores.

Na sexta-feira (6), os vereadores farão uma visita técnica ao Parque Lagoa do Nado às 10h para verificar os aspectos que levaram ao rompimento no último mês.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.