A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) recebeu o secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, em uma audiência pública para discutir sobre a segurança de barragens em Belo Horizonte, em especial, após o
Por conta do incidente, o
A audiência pública também teve a participação de representantes de
Ela conta que foi à Câmara para buscar respostas sobre o futuro do parque, após o rompimento. “Todos gostam [do parque] e aconteceu aquela tragédia horrível, prejudicando o meio ambiente, os animais, a flora, a fauna e foi terrível quando eu vi aquela imagem circulando nos grupos. Terrível, terrível, então isso marca muito a gente, não só nós, mas as gerações futuras […] e eu vim aqui justamente para isso, para saber qual vai ser o processo daqui para frente, o que vai acontecer. Vamos ter barragem? Ou não? Surgiram várias dúvidas sobre isso, então eu vim até aqui para mostrar que nós, vizinhos, moradores e amigos, estamos aqui”, explica para a reportagem.
Durante a reunião, o secretário indicou também que está aberta uma sindicância para culpabilizar os responsáveis pelo incidente. “Nós encaminhamos, também, o relatório para o Ministério Público Estadual, que também está fazendo o papel deles, com a Polícia Civil, de investigação. Então, a prefeitura irá contribuir de forma bem transparente com qualquer iniciativa que possa elucidar as ocorrências do fato”, declarou.
Quando questionado sobre o atendimento à comunidade local, Leandro César Pereira disponibilizou a Regional Pampulha para prestar informações aos moradores.
Na sexta-feira (6), os vereadores farão uma visita técnica ao Parque Lagoa do Nado às 10h para verificar os aspectos que levaram ao rompimento no último mês.