Um caso de agressão a um andarilho de Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, revoltou moradores da cidade nesta quinta-feira (21). A violência foi flagrada em vídeo nessa quarta-feira (20),
Nas imagens, é possível ver o andarilho, chamado Djalma, conhecido na cidade, ao fundo do vídeo, e à frente um homem de camisa branca. Ele oferece ao andarilho dez reais em troca de dois golpes de cinto nas costas.
“Quer usar droga, não quer trabalhar não? [...] Vai querer os dez [reais]? Vem cá. E outra coisa, viu, meus seguidores da internet, isso aqui não é escravidão, não é pela cor dele não, porque para Deus todo mundo é preto, é branco, é cor-de-rosa. Isso é para você ver a safadeza, o que o vício gera”, diz o homem.
REVOLTANTE | Andarilho negro é agredido por homem com cinto no dia da Consciência Negra
— Itatiaia (@itatiaia) November 21, 2024
📲 Leia mais: https://t.co/yPGDI71sWl pic.twitter.com/Jl5d7fDJyk
Datafolha: 59% dos brasileiros consideram maior parte da população racista Supermercado é condenado a pagar R$ 10 mil para funcionária vítima de ofensas racistas
O homem finaliza o vídeo dando vários golpes nas costas do andarilho.
O vídeo viralizou nas redes sociais e revoltou os moradores da cidade e autoridades políticas, como o senador Cleitinho (Republicanos) e a deputada estadual Lohanna (PV).
Em nota, a Polícia Civil informou que o suspeito é de Pará de Minas, também no Centro-Oeste mineiro, e será intimado a prestar esclarecimentos. “As investigações seguem em andamento na Delegacia de Polícia Civil em Itaúna”, dizia o comunicado.