Belo Horizonte está sob alerta de risco geológico forte, emitido pela Defesa Civil. Em razão das fortes chuvas que atingiram a capital mineira na tarde desta quarta-feira (13), as regionais Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova estão sob aviso até segunda-feira (18).
A Defesa Civil cobra atenção, principalmente, para aspectos como saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Ao se deparar com estes indicadores de perigo, é necessário que o cidadão acione o órgão por meio do número 199 ou entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), no número 193.
Alguns sinais são indicativos de que podem acontecer deslizamentos. A Defesa Civil listou alguns deles:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos.
Recomendações da Defesa Civil
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
- Coloque calha no telhado da sua casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos;
- Não faça queimadas.
Alerta laranja do Inmet
Belo Horizonte e outras 625 cidades mineiras estão sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas. O aviso passou a valer a partir das 10h desta quarta-feira (13), e termina às 10h desta quinta-feira (14).
O alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ao todo, 1154 cidades brasileiras estão sob alerta.
*Sob supervisão de Lucas Borges