O fim do ano se aproxima e, junto a ele, começam os preparativos para o Natal. Uma das tradições em Belo Horizonte é o
Para criar um presépio italiano com características e identidade mineira, a Casa Fiat convida o público a participar das oficinas com o curador e artista Leo Piló.
A cena natalina será criada a partir de materiais reciclados, como plástico, papel, papelão e caixas de tetrapak, e usando técnicas artísticas como pintura, origami, colagem e alfaiataria.
As figuras tradicionais do presépio se tornarão símbolos italianos, como um jogador de futebol, uma cantora lírica e um mecânico de corridas de carro. Já os Reis Magos serão inspirados em grandes personalidades italianas, como o artista Leonardo da Vinci, o escritor e poeta Dante Alighieri e o astrônomo, físico e cientista Galileu Galilei. Eles serão confeccionados com diferentes tipos de plástico e papel.
Os participantes da Oficina do 10º Presépio Colaborativo também vão criar um pequeno vilarejo, a partir de caixas de diferentes produtos, unindo características arquitetônicas e paisagísticas de Belo Horizonte e da Itália.
- Leia também:
Como participar?
As oficinas já começaram e vão até o dia 17 de novembro, de quarta a domingo, das 14h às 18h. Crianças e adultos podem participar de forma gratuita.
A distribuição de senhas para a atividade acontece 15 minutos antes do início, na recepção da Casa Fiat de Cultura, localizada na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de BH.
O resultado do projeto será apresentado ao público no dia 28 de novembro, às 19h30, com a inauguração do 10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura.
A Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, será o cenário para um bate-papo com o curador do presépio, Leo Piló, seguido de uma cantata de Natal com o Coral Copasa, regido pela maestrina Eliane Fajioli. Ao final da apresentação, uma procissão irá reviver a tradição de levar o menino Jesus até o presépio.
*Sob supervisão de Enzo Menezes