A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu na tarde desta segunda-feira (28) um alerta para risco geológico devido às fortes chuvas que atingem a capital mineira. Segundo o órgão, cinco regionais de BH estão sob fortes riscos de terem incidentes relacionados a movimentação do solo, são elas: Pampulha, Nordeste, Noroeste, Centro-sul e Oeste.
Leia mais:
BH tem chuva forte na tarde desta segunda-feira (28) Chuva em BH faz Defesa Civil divulgar alerta de risco geológico ‘forte’; veja regionais Regional Centro-Sul de BH registra maior volume de chuva em 12 horas; veja dados
“O grande volume de chuvas está gerando o risco geológico que é o risco associado às movimentações nos solos decorrentes dos encharcamentos atualmente. Estamos com oito regionais em Belo Horizonte sobre alerta de riscos geológico”, explica o coronel Waldir Figueiredo, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte.
Outras regionais, como Venda Nova, Leste e Barreiro estão sob alerta moderado para risco geológico. Conforme Figueiredo, a notificação aponta que nessas regiões há riscos de ocorrerem desabamentos de moradias, quedas de muros, deslizamento de encostas, quedas de árvores.
"É muito importante que as pessoas estejam atentas aos riscos geológicos não permaneçam nesses locais principalmente durante o período noturno”, recomenda.
Veja alerta e recomendações da Defesa Civil:
Sinais que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos.
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193)
Recomendações para áreas de risco:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
- Coloque calha no telhado da sua casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos;
- Não faça queimadas.