Ouvindo...

Minas Gerais lança selo ‘Turismo Verde’ para empreendedores com práticas sustentáveis

Ainda em processo de certificação, o selo vai diferenciar os níveis de políticas sustentáveis de cada estabelecimento

O Governo de Minas apresentou nesta quinta-feira (24), na Brazil Travel Marketing (BTM), o Selo Turismo Verde, que vai contemplar estabelecimentos turísticos que adotarem políticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental. A iniciativa foi um dos destaques do estande mineiro da feira, que acontece em Fortaleza, no Ceará.

Ainda em processo de certificação, o selo será disponibilizado por editais e irá analisar os níveis de políticas sustentáveis de cada estabelecimento. “Eles serão certificados por níveis, e aqueles que se preocupam um pouco mais com a sustentabilidade vão receber um nível mais alto de certificação”, explica o Diretor de Administração e Finanças da Codemge, Lincoln de Farias.

Leia também

Plano Diretor do Turismo Verde

O selo faz parte do Plano Diretor do Turismo Verde, também lançado nesta quinta-feira (24) na BTM, que propõe políticas públicas para alinhar o setor turístico mineiro às práticas de sustentabilidade.

Leia também: Queijo mineiro é considerado presente de Natal em estados do Nordeste; entenda

Para Mateus Simões (Novo), vice-governador de Minas, a iniciativa pode ajudar a valorizar o turismo mineiro e diferenciar o empreendedor realmente interessado nas práticas sustentáveis. “O lançamento do Selo de Turismo Verde vai ajudar valorização daqueles que já estão no mercado do turismo verde. Além disso, ele ajuda na diferenciação daqueles que realmente estão adotando medidas sustentáveis daqueles que estão apenas pegando carona na tendência”, aponta Simões.

Outras duas vantagens apontadas pelo vice-governador são o estímulo para que novos estabelecimentos adotem políticas sustentáveis nos negócios e a utilização do selo como uma forma de agregar valor às marcas a partir de uma reputação de turismo responsável.

* A jornalista viajou para a Brazil Travel Marketing, em Fortaleza, a convite da Secretaria de Estado de Turismo de MG e do Sebrae-MG.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento