Que o queijo é um dos alimentos mais amados de Minas Gerais todo mundo sabe. Contudo, o fato inusitado é que um tipo dessa iguaria mineira, o queijo do Reino, também é muito amado pelos nordestinos e pode ser considerado, inclusive, um presente de Natal ideal.
Leia mais:
Queijo Minas Artesanal ou Queijo Artesanal de Minas? Entenda a diferença Queijos mineiros são destaque no Concurso Internacional do Queijo em Araxá
Armazenado e comercializado em uma latinha, o queijo do Reino é produzido na cidade de Antônio Carlos, na Serra da Mantiqueira. A iguaria começou a ser produzida no Brasil para atender às necessidades de Dom João VI, quando a corte portuguesa chegou ao Brasil, em 1808. Apesar de ter surgido para imitar o sabor e a produção do queijo Edam Holandês, com o tempo o queijo do Reino passou a ter nuances e sabores próprios.
No nordeste brasileiro, a iguaria que pode ser vendida em latinhas vermelhas e com detalhes coloridos é muito consumida nos estados da Bahia e de Pernambuco. A versão em lata é comercializada com preços que variam entre R$ 100 e R$150, e, com a tradição do sabor presente nos Natais dos estados, é considerado o presente ideal para as festas de fim de ano.
“O município de Antônio Carlos é hoje o maior produtor de queijo do Reino no Brasil, e, a maior parte dessa produção é destinada aos municípios do nordeste” explica Dalton Vale Cipriani, expositor da iguaria.
O queijo do Reino foi um dos destaques do estande do Circuito Trilha dos Inconfidentes na
* A jornalista viajou para a Brazil Travel Marketing, em Fortaleza, a convite da Secretaria de Estado de Turismo de MG e do Sebrae-MG.