Ouvindo...

Queijo mineiro é considerado presente de Natal em estados do Nordeste; entenda

Armazenado e comercializado em uma latinha, o queijo do Reino é produzido na cidade de Antônio Carlos, na Serra da Mantiqueira

Que o queijo é um dos alimentos mais amados de Minas Gerais todo mundo sabe. Contudo, o fato inusitado é que um tipo dessa iguaria mineira, o queijo do Reino, também é muito amado pelos nordestinos e pode ser considerado, inclusive, um presente de Natal ideal.

Leia mais:

Armazenado e comercializado em uma latinha, o queijo do Reino é produzido na cidade de Antônio Carlos, na Serra da Mantiqueira. A iguaria começou a ser produzida no Brasil para atender às necessidades de Dom João VI, quando a corte portuguesa chegou ao Brasil, em 1808. Apesar de ter surgido para imitar o sabor e a produção do queijo Edam Holandês, com o tempo o queijo do Reino passou a ter nuances e sabores próprios.

No nordeste brasileiro, a iguaria que pode ser vendida em latinhas vermelhas e com detalhes coloridos é muito consumida nos estados da Bahia e de Pernambuco. A versão em lata é comercializada com preços que variam entre R$ 100 e R$150, e, com a tradição do sabor presente nos Natais dos estados, é considerado o presente ideal para as festas de fim de ano.

Leia também

“O município de Antônio Carlos é hoje o maior produtor de queijo do Reino no Brasil, e, a maior parte dessa produção é destinada aos municípios do nordeste” explica Dalton Vale Cipriani, expositor da iguaria.

O queijo do Reino foi um dos destaques do estande do Circuito Trilha dos Inconfidentes na feira de turismo Brasil Travel Market, que acontece entre em Fortaleza, no Ceará, nesse semana. Conforme Cipriani, a iguaria é tão visada em alguns pontos do nordeste que, durante o transporte para comercialização do queijo, os caminhões vão acompanhados de escolta para evitar roubos da mercadoria.

* A jornalista viajou para a Brazil Travel Marketing, em Fortaleza, a convite da Secretaria de Estado de Turismo de MG e do Sebrae-MG.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento