Ouvindo...

Eleitores de BH vão decidir sobre nova bandeira no dia 6 de outubro; veja como será votação

Em BH, urna eletrônica terá pergunta sobre mudança da bandeira

Todo mundo conhece a bandeira do Brasil: retângulo verde, losango amarelo, círculo azul, estrelas e a frase ‘Ordem e Progresso’. A bandeira de Minas Gerais é ainda mais simples: triângulo vermelho em um fundo branco e a frase ‘Liberdade Ainda que Tardia’ em latim. Mas e a bandeira de Belo Horizonte?

Nas eleições municipais, no dia 6 de outubro, os belo-horizontinos também vão votar para decidir a mudança ou não da bandeira do município. A Lei 11.559, que determina a alteração da bandeira, foi aprovada em julho de 2023. Agora, a opinião pública que dirá se a lei entra ou não em vigor.

Mas você se lembra como é a atual bandeira de BH?

A historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Regina Alves da Silva, te ajuda a refrescar a memória.

‘Belo Horizonte tem uma bandeira instituída por lei em 1995 que define o desenho, a forma como que ela tem que ser, em que tecido, largura e comprimento. Na definição da bandeira consta que ela deve conter o brasão de armas do município, o brasão fica no centro’, pontua. (Veja a imagem ao lado)

‘O brasão de BH é um escudo português e tem referência à colonização, mas ele também traz um elemento importante que é a Serra do Curral e o sol nascendo pela serra’, explica a historiadora.

Nova bandeira

Percebendo que a atual bandeira é complexa e pouco usada pela população, o designer Gabriel Figueiredo, morador de BH, teve a ideia da nova bandeira.

‘O brasão é lindo, mas não funciona como bandeira. A ideia de fazer uma bandeira pra BH foi de criar um símbolo forte que a gente pudesse usar para promover a cidade e defender nossos interesses’, pontua o criador da nova bandeira, que pode ou não ser aprovada pela população.

Leia também

Gabriel argumentou que os desenhos complexos são bem-vindos nos brasões, já que podem dar um aspecto de seriedade e legitimidade a documentos oficiais, por exemplo, mas, bandeira deve ser vista e identificada de longe.

A bandeira proposta traz o azul do céu, o verde da Serra do Curral e entre eles o nascer do sol. (Veja a foto ao lado)

‘A nova bandeira traz o mesmo elemento central do brasão que é o nascer do sol no belo-horizonte. A única diferença é que ela faz essa representação como a linguagem mais simples e geométrica, semelhante a bandeira de Minas ou do Brasil, por exemplo’, defende o designer.

Em fevereiro de 2023, a proposta se tornou projeto de lei, apresentado na Câmara Municipal no dia 6 de fevereiro de 2023 e aprovado em 2º turno no dia 23 de junho do mesmo ano.

Dois meses depois, a Câmara Municipal promulgou a lei que altera a bandeira oficial. Mas, para ser oficialmente alterada, a proposta precisa passar pelo referendo. A decisão ocorrerá nas urnas.

Como será a votação

O TRE determinou que a votação ocorre junto ao primeiro turno das eleições municipais, no dia 6 de outubro. Primeiro, o eleitor de Belo Horizonte vota para vereador, em seguida escolhe seu candidato a prefeito e, então, vai responder à pergunta: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.

A opção 1 na urna eletrônica corresponderá ao SIM e a opção 2 corresponderá ao NÃO. A ordem foi definida em sorteio, realizado nesta segunda (15).

A tecla BRANCO para voto em branco. Qualquer número diferente de 1 e 2 para anular o voto.

Vale ressaltar que a urna eletrônica não exibirá as imagens da bandeira atual e da proposta de nova bandeira. Entretanto, em cada seção eleitoral, cartazes mostrarão as duas versões para consulta.

Um cartaz com QR Code estará disponível para acessar uma audiodescrição das bandeiras, destinado a pessoas com deficiência visual.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais