Ouvindo...

Tempo seco: Secretária de Educação de BH comunica escolas da rede municipal para adotarem cuidados

Escolas deverão evitar que os alunos pratiquem atividades físicas de alta intensidade nos horários mais quentes do dia

Belo Horizonte registra maior temperatura do ano nesta terça-feira (3)

A secretaria municipal de educação de Belo Horizonte enviou nesta quinta-feira (5) um pedido para que as direções de todas as escolas da rede aumentem o cuidado com os alunos e também com os profissionais diante do tempo seco e quente. Veja abaixo as recomendações do órgão:

  • Evitar atividades intensas ao ar livre e o contato direto com o sol, e quando isso acontecer utilizar chapéu de abas
  • Ventilar e umidificar sempre o ambiente, aumentar a ingestão de água das crianças
  • Priorizar refeições leves e com pouco condimentadas
  • Unidades de saúde e nas escolas utilizar sempre que possível o espaço em que as crianças possam se refrescar.
  • Os professores devem conversar e orientar os alunos sobre os cuidados que devem ser tomados e os perigos para a saúde diante dessa situação climática com agravante

Leia mais:

Leia também

Alerta climático

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu nesta quinta-feira (5) um alerta de baixa umidade porque a previsão dos próximos dias é de que umidade relativa da capital mineira fique em 15% - o que é considerado muito baixo para os meteorologistas.

O cheiro de queimado e o tempo seco têm incomodado moradores de Belo Horizonte nos últimos dias. De acordo com especialistas, apenas o fim do período da estiagem pode aliviar o problema. Contudo, ainda não há data para que isso aconteça na capital mineira.

A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a fumaça é decorrente das queimadas no entorno da capital. “Provavelmente, o vento trará fuligem também. O tempo seco favorece a propagação das queimadas e incêndios, mas não é a causa deles e nem a razão para a fumaça que está nas imagens”, disse à Itatiaia nessa terça-feira (3).


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento