Ouvindo...

Altas temperaturas e pouca chuva: veja como fica a previsão para setembro em todas as regiões do Brasil

Segundo o Clima Tempo, as temperaturas previstas estarão significativamente acima da média histórica, com elevações entre 3 °C e 5 °C

Semana será de céu claro e com poucas nuvens

Temperaturas altas e chuva abaixo da média. Isso é o que indica a previsão para o mês de setembro de 2024, conforme indicou o Clima Tempo.

De acordo com o boletim meteorológico divulgado na última sexta (30), as temperaturas previstas estarão significativamente acima da média histórica, com elevações entre 3 °C e 5 °C em grande parte da região central do Brasil. Isso inclui os estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, parte de Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, sul do Amazonas, centro-sul do Pará, leste do Acre e oeste do Maranhão.

Leia também: Previsão do tempo: nova onda de calor pode atingir BH e Minas? Confira
Onda de calor: mapa mostra cidades onde a temperatura irá aumentar
Onda de calor: BH pode registrar umidade relativa do ar de 10% nesta segunda (2)

Confira o clima por região

Sul: As temperaturas variam consideravelmente ao longo do mês. Embora o ar frio ainda cause períodos de frio intenso, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os picos de calor estão se tornando mais frequentes. Há também a possibilidade de ondas de calor no norte e oeste do Paraná.

Sudeste: O tempo continua seco, praticamente sem chuvas, com temperaturas acima da média no interior de São Paulo e oeste de Minas Gerais. No entanto, as noites permanecem amenas a frias em grande parte da região, com poucas quedas acentuadas de temperatura, concentradas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio De Janeiro. Ondas de calor são esperadas.

Centro-Oeste: O calor aumenta ainda mais, e a umidade relativa do ar permanece baixa. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem ultrapassar os 40 °C em muitos dias, mas ainda há possibilidade de picos de frio intenso em partes desses estados. As temperaturas sobem também em Goiás e no Distrito Federal, com ondas de calor previstas.

Norte: O tempo é mais seco no centro-sul da região, com aumento das temperaturas e calor intenso. No extremo norte e oeste do Amazonas, há mais umidade, resultando em um clima abafado.

Nordeste: A umidade continua elevada na faixa leste, mas a chuva segue diminuindo. O tempo permanece abafado, mas sem calor intenso nessas áreas. No interior e costa norte, o tempo fica mais seco e o calor é intenso a extremo, especialmente no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.

Fonte: Clima Tempo

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.