Os foliões que pretendem acompanhar os desfiles dos blocos do
Devido ao grande número de cortejos, serão criadas áreas reservadas ao Carnaval, com bloqueio de ruas para garantir a segurança dos foliões. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito e da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) vão atuar durante todo o período para organizar o tráfego e orientar motoristas e pedestres.
Leia também
Mudanças
- Sexta-Feira (6): Serão realizadas operações para os desfiles, com destaque para as intervenções na Avenida Augusto de Lima, à partir das 19h. A área de interdição da Pampulha será implantada a partir das 18h.
- Sábado (7): Além de blocos, haverá desfile da Banda Mole a partir das 16h, e será feita a interdição da Avenida Afonso Pena, entre a Rua São Paulo e a Avenida Carandaí. A área de interdição do Santa Tereza será implantada a partir das 9h.
- Domingo (8): O destaque é a área de interdição na Savassi e no Funcionários, a partir das 12h. A área de interdição do Santa Tereza será implantada a partir das 13h.
Acesso aos moradores
Segundo a prefeitura, o acesso local de moradores será garantido em todas as áreas interditadas. As vias serão liberadas assim que o último bloco encerrar o desfile e o serviço de limpeza urbana for concluído. Os mapas com todas as interdições estão disponíveis no Portal da PBH.
A orientação é que motoristas não estacionem veículos nos trechos reservados para o Carnaval, que estarão devidamente sinalizados com antecedência. Além de prejudicar o andamento dos blocos, o grande fluxo de pessoas pode causar danos aos veículos estacionados de forma irregular.
Estacionamento rotativo e ônibus gratuito
No fim de semana, a cobrança do Estacionamento Rotativo estará suspensa no sábado (7) e no domingo (8). As vagas regulamentadas poderão ser utilizadas sem a necessidade de acionamento de crédito eletrônico.
No domingo, o transporte público terá tarifa zero por meio do programa Catraca Livre. Já quem pretende curtir a folia até a madrugada poderá utilizar o programa Madrugão, que amplia a oferta de ônibus entre 0h e 3h59.
Algumas linhas de ônibus terão itinerários e pontos de embarque e desembarque alterados em função das interdições. A recomendação é que os passageiros planejem os deslocamentos com antecedência e verifiquem possíveis mudanças.