Chama o Síndico revela tema de desfile na próxima quarta (11) em BH

Com o tema ‘Universo África Brasil’, o Chama o Síndico reconhece o carnaval como festa afro-brasileira

Foto mostra luzes no bloco ‘Chama o Síndico’, em Belo Horizonte

O bloco Chama o Síndico desfila nas ruas de Belo Horizonte no Carnaval de 2026 com o espetáculo de música e luzes, ocupando, novamente, a Avenida Afonso Pena na tradicional quarta-feira pré-Carnaval. No dia 11 de fevereiro, o bloco apresenta o tema Universo África Brasil, que parte dos 50 anos do disco África Brasil, de Jorge Ben Jor, mas não se limitando a isso.

A proposta é reconhecer uma relação viva entre África e Brasil, que estrutura a cultura brasileira e persiste apesar das tentativas históricas de apagamento.

Leia também

“Ao longo de sua história no Carnaval, o Chama o Síndico tratou homenagem como permanência. Ao evocar Tim Maia e Jorge Ben Jor, não busca reverência vazia, mas a força de artistas negros que transformaram tensão em linguagem popular”, afirma Juventino Dias, um dos fundadores do bloco.

Com Universo África Brasil, o Chama o Síndico reconhece o carnaval como festa afro-brasileira. Não se trata de romantizar a história, mas de reconhecer o que sustenta o presente, exaltando mestres e referências que fazem do carnaval um espaço de permanência, criação e liberdade.

Idealizado por Matheus Rocha e Nara Torres, o Bloco Chama o Síndico foi fundado no ano de 2012 por um grupo de aproximadamente 20 músicos e produtores culturais. Em sua formação, o bloco conta com bateria, ala de dança, ala para pessoas com deficiência e músicos que fazem parte da banda do bloco.

Bloco Chama o Síndico

Data: 11 de fevereiro (quarta-feira pré-carnaval)
Horário: 18h
Local: Avenida Afonso Pena (em frente ao Palácio das Artes)

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.

Ouvindo...