Ouvindo...

Onda de calor: BH pode registrar umidade relativa do ar de 10% nesta segunda (2)

Capital mineira está sob alerta de onda de calor até a próxima segunda-feira (9); cidade deve completar 140 dias sem chuva nesta semana

Mirante da Serra do Curral, na região Centro-Sul de BH

Esta segunda-feira (2) deve ter e céu claro, com temperatura elevada e tempo muito seco, à tarde. Conforme a Defesa Civil, a temperatura máxima deve ser de 33 °C com umidade relativa do ar mínima em torno de 10%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Leia também: Previsão do tempo: nova onda de calor pode atingir BH e Minas? Confira
Onda de calor: mapa mostra cidades onde a temperatura irá aumentar

O órgão já havia emitido um alerta para a atuação de uma onda de calor devido uma massa de ar seco e quente. As temperaturas máxima devem ficar 5 ºC acima da média climatológica mensal (27,9 °C). O comunicado é válido até a próxima segunda-feira (9).

Veja as recomendações

- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.

A cidade completa 137 dias sem chuva. A estiagem é a maior da capital há seis décadas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última vez que a cidade ficou mais tempo sem precipitações foi em 1963, quando BH passou por 198 dias consecutivos sem chuva.

De acordo com o órgão, o céu deve ficar claro com névoa seca em todo o estado.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.