Ouvindo...

Queimadas fazem cidade de MG decretar aula facultativa nesta segunda (26)

Atividades presenciais na rede municipal em Uberaba não serão obrigatórias; região do Triângulo Mineiro sofre com tempo seco e fumaça gerada por incêndios

Triângulo Mineiro sofre com tempo seco

Os incêndios que atingem plantações no interior de São Paulo e também em Minas Gerais levaram a Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, a decretar aulas facultativas nesta segunda-feira (26) como uma forma de prevenir danos à saúde de alunos e profissionais da educação.

A informação foi confirmada à Itatiaia pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Uberaba. Ainda não se sabe se a situação pode se repetir nos próximos dias.

Devido às condições climáticas adversas em Uberaba, caracterizadas por tempo seco e presença massiva de fumaça, a Semed informa que as aulas em todas as unidades da rede municipal (escolas e Cemeis) serão facultativas nesta segunda-feira (26). Os alunos que não puderem comparecer às aulas terão as atividades complementares devidas durante o ano letivo’.

Uberlândia emite alerta

Cidade vizinha a Uberaba, Uberlândia emitiu um alerta pedindo para que a população tenha cuidado com o clima na cidade. A Defesa Civil pede para que os moradores umidifiquem o ar, usem colírio e máscara, isole os ambientes e evite exercícios ao ar livre.

‘Devido à piora na qualidade do ar e ameaça direta à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por diretriz do prefeito Odelmo Leão, já determinou que as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) reforcem as escalas de atendimento em caso de necessidade’, diz a Defesa Civil em nota.

Leia também

MG em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou mais de 200 cidades de Minas Gerais em alerta laranja de baixa umidade. Nesses municípios, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. O alerta é válido até às 17h deste domingo (25), mas pode ser renovado a qualquer momento.

O que fazer quando o tempo está seco?

A Organização Mundial da Saúde considera níveis inferiores a 60% como impróprios para a saúde humana. Além do risco de incêndios, o tempo seco pode agravar doenças respiratórias, como bronquite e asma, e provocar sintomas como dores de cabeça e ressecamento dos olhos.

Segundo a Climatempo, a baixa umidade no ar é comum no inverno, mas o fenômeno El Niño deixou a atmosfera ainda mais quente e o ar mais seco no interior do país.

Em dias dia de baixa umidade relativa do ar, o Inmet faz algumas recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia mais


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.