As chuvas intensas registradas na manhã desta quarta-feira (17) no Rio de Janeiro causaram alagamentos em vários pontos da cidade e exigiram a atuação de equipes de emergência. Na zona oeste, o Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para atender ocorrências de pessoas ilhadas em Campo Grande.
Em um dos casos, um ônibus ficou parado após tentar cruzar um trecho inundado da Rua Camaipi. Aproximadamente 20 passageiros precisaram ser resgatados por militares do 13º Grupamento de Bombeiro Militar, com o uso de embarcações. Não houve feridos.
Vídeo: ônibus fica ilhado e bombeiros resgatam 20 passageiros durante forte chuva no RJ
— Itatiaia (@itatiaia) December 17, 2025
📽️Reprodução CNN pic.twitter.com/UMVHYp73nN
Segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura do Rio, os 21 bolsões d’água e os sete pontos de alagamento mapeados ao longo da manhã já foram normalizados. As equipes seguem com os trabalhos para a liberação de vias atingidas por quedas de árvores.
Segundo o COR, foram registrados ventos intensos entre 8h e 9h na estação Forte de Copacabana, na zona sul, com rajadas que chegaram a 76,7 km/h, de acordo com medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Chuva forte coloca Rio de Janeiro em Estágio 2 de alerta e causa alagamentos; veja vídeos Vídeo: chuva forte em Petrópolis arrasta carros, deixa moradores ilhados e aciona alerta extremo
Alerta
O prefeito Eduardo Paes (PSD) usou as redes sociais para orientar a população a redobrar os cuidados. Ele aconselhou a população a “evitar deslocamentos desnecessários”. Paes também destacou que as equipes municipais estão mobilizadas para reduzir os impactos das chuvas e recomendou acompanhar os comunicados oficiais.
No âmbito estadual, o governador Cláudio Castro (PL) determinou a ativação do Comitê de Chuvas por causa dos temporais que atingem o estado desde a madrugada. Pastas responsáveis por infraestrutura, assistência social, meio ambiente e segurança foram colocadas em prontidão para apoiar os municípios, e o governador afirmou manter contato com prefeitos de diferentes regiões.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçaram alertas de segurança à população, com orientações para reduzir riscos durante períodos de chuva forte e ventos intensos, tanto dentro de casa quanto nas ruas.