Vídeo: chuva forte em Petrópolis arrasta carros, deixa moradores ilhados e aciona alerta extremo

Temporal provocou alagamentos, transformou rios em cachoeiras e levou à suspensão das aulas na cidade

Chuva forte em Petrópolis arrasta carros, deixa moradores ilhados e aciona alerta extremo

A forte chuva que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (17), arrastou carros, transformou rios em cachoeiras e deixou moradores ilhados durante o temporal. Imagens que circulam nas redes sociais flagraram o momento em que um carro é “engolido” pela água, enquanto outro veículo é arrastado por uma avenida completamente alagada.

Em outro registro, um morador filmou a força da Cachoeira do Bela Vista durante o temporal. Segundo a Defesa Civil, por volta das 7h, um alerta extremo foi acionado, após o órgão registrar mais de 60 milímetros de chuva em uma hora. Nas últimas 24 horas, o acumulado chegou a cerca de 150 milímetros.

O Rio de Janeiro entrou em Estágio 2 de alerta para chuva nesta quarta-feira, de acordo com o Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio). Em razão das fortes chuvas, a Prefeitura de Petrópolis suspendeu as aulas em toda a rede municipal de ensino. As unidades escolares que funcionam como pontos de apoio permanecem abertas para atender a população que vive em áreas de risco.

A Defesa Civil orienta moradores dessas áreas a se deslocarem para o ponto de apoio mais próximo e reforça a importância de acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais.

Para receber alertas da Defesa Civil, é possível cadastrar o CEP enviando uma mensagem de texto para o número 40199.

Previsão do tempo para os próximos dias

De acordo com a Defesa Civil do Rio, a previsão para esta quinta-feira (18) é de céu encoberto, com chuva fraca a moderada ao longo do dia e ventos fracos a moderados. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 19 °C, e a mínima, em 16 °C.

Na sexta-feira (19), a previsão é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada ao longo do dia. A temperatura máxima deve chegar a 22 °C, e a mínima, a 17 °C.

Veja recomendações da Defesa Civil

Fique atento e mantenha-se protegido! Siga as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros:

  • Evite áreas alagadas
  • Não se abrigue debaixo de árvores
  • Redobre a atenção no trânsito
  • Afaste-se das árvores e terrenos abertos
  • Não permaneça em piscinas, rios e lagos
  • Não toque em nada de metal ou elétrico
  • Se estiver dentro do carro, permaneça nele.
  • Feche portas e janelas
  • Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre
  • Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...