BH confirma caso importado de sarampo, e MG emite alerta

O paciente é um adolescente de 17 anos que mora na capital mineira e viajou recentemente para a Inglaterra

Organização Mundial da Saúde divulgou alerta para aumento de casos de sarampo em vários países

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais emitiu, nos últimos dias, um alerta para possíveis casos suspeitos de sarampo após um caso registrado em Belo Horizonte. O paciente é um adolescente de 17 anos que mora na capital mineira e viajou recentemente para a Inglaterra.

“A partir do momento que confirmamos um caso de sarampo, precisamos identificar todas as pessoas se tiveram contato com esse caso e avaliar a situação — se estão com sintomas ou não — e fazer a vacinação seletiva desse público. Fizemos essa avaliação tanto no domicílio quanto no local de trabalho e estudo”, disse o diretor de promoção à saúde e Vigilância epidemiológica de Belo Horizonte, Paulo Roberto Lopes Correia à Itatiaia nesta sexta-feira (23).

Leia também: Cartão de vacina não será suficiente para matrícula em escolas de BH; entenda o que muda com novo decreto

Sendo assim, foram identificadas aquelas pessoas que estavam com atraso vacinal e essas receberam a imunização. Além disso, segundo a pasta, o grupo está sendo monitorado, assim como os passageiros do voo no qual o adolescente viajou.

“Estamos há alguns anos sem circulação do vírus na nossa cidade”, disse. Para que o cenário não se inverta, o médico recomenda que toda a população verifiquem o cartão de vacina. Os critérios de indicação da imunização são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Os tipos de vacinas são: Dupla viral (protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto) Tríplice viral (protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) e Tetra viral (protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). É importante que indivíduos de 1 a 29 anos tenham recebido duas doses e aqueles de 30 a 59 anos uma dose.

O que é sarampoo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A maneira mais efetiva de evitar o sarampo é por meio da vacinação.

Quais são os principais sintomas?

  • Exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas:
  • Tosse seca;
  • Irritação nos olhos (conjuntivite);
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias é comum aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo restante do corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Como a doença transmitida?

A transmissão do vírus do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Fonte: Ministério da Saúde

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado na Estácio de Sá, tem experiência como repórter, editor e apresentador. É repórter da rádio Itatiaia na editoria de cidades
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...