Em meio ao período chuvoso que atinge Belo Horizonte, duas quedas de árvores interditaram vias da Região Centro-Sul da capital na manhã desta quinta-feira (5).
No bairro Lourdes, uma árvore de grande porte caiu e interditou um quarteirão da Rua Bernardo Guimarães, entre as ruas Bahia e Espírito Santo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda atingiu a rede elétrica e deixou o quarteirão sem energia. A Cemig foi acionada e esteve no local. Até às 9h, não havia previsão de liberação do trecho.
Já no bairro Barro Preto, outra árvore caiu e interditou a Avenida Augusto de Lima, entre as ruas Tenente Brito e Juiz de Fora, no sentido bairro. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, e a BHTrans atuou no local para controlar o trânsito. Em nenhuma das ocorrências houve registro de feridos.
De acordo com a Defesa Civil, em apenas cinco dias, algumas regiões da capital já ultrapassaram 60% do volume de chuva esperado para fevereiro. Os maiores acumulados foram registrados na Região Centro-Sul, com 115,4 milímetros (64,9%), seguida pela Região Leste, com 107,2 mm (60,3%), e pelo Barreiro, com 106,6 mm (60%).
Com o solo encharcado, parte da cidade segue sob risco de deslizamentos e desmoronamentos pelo menos até sexta-feira (6). Segundo a Defesa Civil, o alerta máximo vale para as regiões Pampulha, Norte, Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro.