O ônibus que se envolveu em um
A empresa Arte Transportes tem sede no município de Porteirinha e confirmou à reportagem da Itatiaia que faz viagens por meio dessas empresas de app, mas se limitou a informar que estava tomando as providências em relação ao acidente.
Leia também:
Um ponto que chama atenção é que o ônibus faz um extenso percurso para fazer o itinerário entre Salvador, na Bahia, até São Paulo, capital. Tanto é que o veículo trafegava pela BR-040, em direção a Belo Horizonte quando se envolveu no acidente.
O especialista em trânsito Osias Batista explicou que esse tipo de baldeação com várias paradas é comum nas rodovias, mas como o transporte por aplicativo por ônibus não é regular não é possível saber se há registro legal das paradas.
Na página do Reclame Aqui na internet, muitos usuários reclamam de mudanças de trajeto em meio a viagem. Em uma reclamação, uma passageira reclama que a empresa não a deixou na local prevista; já outro passageiro reclamou que comprou uma passagem pela internet e a empresa mudou o trajeto.
Procurada pela nossa reportagem, a Buser, uma das empresas que comercializam passagens, informou que o ônibus não estava a serviço da empresa, que houve apenas a revenda de passagens. Dois dos 37 passageiros compraram pela Buser e estes não se feriram. O mercado de venda de passagens por empresas na internet é aquecido com muitas plataformas. A reportagem não conseguiu quais foram as outras empresas que venderam as demais 35 passagens.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a ocorrência de acidentes exige a comunicação dos fatos, sendo abertos procedimentos para verificação das condições de segurança conforme a causa e ainda não informou sobre a regularidade. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF/MG) informou que o boletim de ocorrência ainda será confeccionado e que dados pessoais dos envolvidos na ocorrência não podem ser compartilhados com terceiros.
A ANTT confirma que o ônibus envolvido no acidente desta quarta-feira (14/8), na BR-040, em Esmeraldas (MG), estava habilitado para o transporte interestadual de passageiros.
“A empresa GTE LOCADORA TURISTICA LTDA, proprietária do veículo, possui autorização da ANTT para atuar tanto na modalidade de fretamento quanto em linhas regulares, incluindo o trecho entre Bahia e São Paulo. O veículo possuía seguro válido até 14 de setembro de 2024 e Certificado de Segurança Veicular (CSV) válido até 31 de agosto de 2024", disse.