A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte misteriosa de um idoso, de 68 anos, na igreja do Santo Daime, que fica em Macacos, distrito de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O homem teve um ataque cardíaco fulminante na madrugada desta terça-feira (6). Ele consumiu o chá de ayahuasca, que é o pilar dessa religião, criada Norte do Brasil nos anos de 1920, e teve o mal súbito.
Leia também:
Um detalhe importante é que o idoso já tinha o costume de consumir o chá há cerca de 30 anos, ele vinha sofrendo com problemas no coração e de pressão alta, tomando medicamento controlado.
O corpo foi encontrado dentro do salão da igreja, sem nenhum sinal de violência.
O ritual do Santo Daime tem origens católicas e espíritas e o chá de ayauaska tem efeito alucinógeno, passando por um processo ritualístico antes de ser consumido. A proposta da bebida é expandir a consciência, para os seguidores, uma alternativa na busca por respostas sobre angústias da vida.
O consumo sacramental do chá foi regulamentado pelo governo brasileiro no ano de 2010, sendo proibido para crianças, gestantes e portadores de transtornos mentais.