Ouvindo...

Prefeitura de BH vai instalar 16 novos radares na cidade; veja os endereços

Equipamentos vão fiscalizar veículos que invadirem as faixas exclusivas para ônibus de oito avenidas da capital; radares haviam sido retirados após o fim do contrato entre a prefeitura e empresa responsável pelos equipamentos

Ainda não há data para instalação dos radares

A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a instalação de 16 novos radares para detecção de invasão em faixa exclusiva para ônibus em oito avenidas da capital. A homologação dos equipamentos de fiscalização foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (19).

Os radares serão instalados em diferentes pontos das avenidas do Contorno, Andradas, Nossa Senhora do Carmo, Presidente Antônio Carlos, Risoleta Neves, Vilarinho, Waldyr Soeiro Emrich e Portugal.

Em nota a Itatiaia, a BHTrans afirmou que os equipamentos ainda não estão em operação. O órgão não informou qual a data estimada para que eles comecem a funcionar.

“Nesse momento, as equipes estão finalizando a implantação das estruturas e realizando os ajustes necessários na sinalização viária. Em casos de equipamentos de controle de excesso de velocidade, também são realizadas as aferições do INMETRO nos equipamentos. Só após todo esse processo, seguindo todas as orientações da legislação vigente, os radares estão aptos a entrarem em operação. Faixas de pano serão implantadas com antecedência para informar os motoristas e pedestres assim que cada um dos equipamentos entrarem em operação”, disse o órgão.

Leia também

No fim de 2023, BH teve que retirar 43 radares das ruas por conta do fim do contrato entre a prefeitura e a empresa responsável pelos equipamentos. Questionada pela reportagem, a PBH informou que 11 dos 16 novos equipamentos são para substituição em pontos onde haviam radares. Os outros cinco serão instalados em novas áreas.

Ainda de acordo com a PBH, os novos radares estão sendo instalados em menor número. Isso porque um radar substitui três equipamentos. Agora, o mesmo radar será capaz de fiscalizar infrações, como: invasão de faixa, excesso de velocidade e avanço de sinal.

Veja os pontos onde os novos radares serão instalados:

  • Av. do Contorno, nº 11.050
  • Av. dos Andradas, esquina com Alameda Ezequiel Dias
  • Av. dos Andradas, nº 1.200
  • Av. dos Andradas, nº 286
  • Av. dos Andradas, nº 405
  • Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 289 - Pista Interna
  • Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 665 - Pista Interna
  • Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 702 - Pista Interna
  • Av. Presidente Antônio Carlos, a 45 metros da rua Adalberto Ferraz - Acesso a Pista Exclusiva para Ônibus
  • Av. Risoleta Neves, entre Viaduto Um mil novecentos e setenta e nove e Praça Corpo de Bombeiros Militar
  • Av. Vilarinho, nº 1.021
  • Av. Vilarinho, oposto ao nº 1.021
  • Av. Waldyr Soeiro Emrich, nº 1.455 - Pista Interna
  • Av. Waldyr Soeiro Emrich, nº 1.476 - Pista Interna
  • Praça Maria Deusa Marra, esquina com Av. Portugal

BH ‘perdeu’ 43 radares no fim de 2023

A Prefeitura de Belo Horizonte teve que retirar 43 radares das ruas da cidade após o fim do contrato entre o município e a empresa proprietária dos equipamentos. Em entrevista à Itatiaia no fim de dezembro, o Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, admitiu que a prefeitura falhou ao atrasar a renovação do contrato.

Um dos radares removidos estava na Avenida Barão Homem de Melo, na região Oeste da capital, a 300 metros do local onde uma Porsche se acidentou no fim de dezembro de 2023. O velocímetro do veículo travou em 250 km/h, mais de quatro vezes acima da velocidade máxima permitida na via.

Em março deste ano, a Prefeitura de BH informou que estava em andamento o processo de implantação de cerca de 90 equipamentos de fiscalização eletrônica na capital mineira. Os equipamentos vão fiscalizar o excesso de velocidade, o avanço de semáforo, as conversões proibidas e a invasão de faixas de ônibus.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.