Ouvindo...

Operação contra ‘gatos’ na rede de abastecimento de água mira em 18 endereços da Grande BH

Crime de furto prevê pena de até quatro anos de prisão

Veja a lista de bairros que podem ficar sem água

Começou, na manhã desta terça-feira (25), a fiscalização contra fraudes na rede de abastecimento de água da região metropolitana de Belo Horizonte. A ação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ocorre em parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e conta com o apoio das polícias civil e militar.

“Trata-se de uma operação integrada para localizarmos, identificarmos e fazermos as gestões necessárias para combater os desvios de água. O furto de água é um problema que além de causar danos financeiros coletivos, causa um desequilíbrio no abastecimento de água da capital”, disse o superintendente de integração e planejamento operacional da Sejusp, Bernardo Neves.

Leia também: Furto de fios deixa moradores de BH e Contagem sem água
Homem que fazia ‘gato’ em rede de água é condenado por furto

A operação busca 18 alvos na capital e região metropolitana. “Serão tomadas as providências, tanto administrativas quanto penais”, disse. O crime de furto prevê uma pena de até quatro anos de prisão.

Os resultados serão divulgados até o início da tarde.

Leia também

Sem água

Moradores de oito bairros da região Oeste da capital podem ficar sem água hoje. Segundo a Copasa, uma manutenção operacional pode provocar intermitência no fornecimento. Ainda conforme a companhia, a previsão é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, no decorrer da tarde. Veja a lista dos bairros:

  • Grajaú
  • Gutierrez
  • Jardim América
  • Morro das Pedras
  • Nova Granada
  • São Jorge I
  • São Jorge II
  • São Jorge III.

Participe dos canais da Itatiaia:

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.