Entre 1975 e 2018, a Região Sul foi atingida por 411 tornados – sendo a mais propensa do país a receber o fenômeno. A informação é de um
Ou seja, a Região Sul tem, em média, nove tornados por ano. No período pesquisado, o país registrou 581 fenômenos. Apenas o Paraná, teve 89 tornados durante as quatro décadas.
Vale lembrar que o fenômeno registrado na cidade de
Sudeste é a segunda Região com mais tornados
Depois do Sul, as Regiões mais propensas são: Sudeste (180 tornados); Centro-Oeste (31); Norte (17); e Nordeste (14).
A pesquisa mostrou, também, que a categoria que mais atingiu o país foi a de escala EF1, que é caracterizada por ventos de 117 e 180 km/h – o registrado em Rio Bonito do Iguaçu
Ainda conforme os pesquisadores, a América do Sul é o segundo local do mundo com maior número de tornados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (EUA).
No Brasil, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os mais atingidos por tornados, isso porque recebem, antes das demais Regiões, massas de ar frio vindas do Sul-Sudoeste.
Além disso, a área ambém é afetada pela influência das massas de ar quente da região amazônica.
O encontro destas massas de ar é um fator que pode levar ao surgimento de supercélulas, que são sistemas de tempestade caracterizados por uma corrente ascendente em rotação (mesociclone), as quais detêm grande capacidade de desencadear tornados.