Ouvindo...

Após críticas de pais, cidade de MG suspende livro de Ziraldo das escolas municipais

Pais de alunos consideraram o conteúdo impróprio; professores reagiram à decisão e apontaram o ato como censura

Na imagem, a capa do livro ''O Menino Marrom’’

A Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete (região Central de Minas Gerais) suspendeu, nessa terça-feira (18), os trabalhos realizados sobre o livro ''O Menino Marrom’’, do escritor Ziraldo, em escolas da rede municipal.

A obra vem causando polêmica na cidade depois que alguns pais de alunos consideraram o conteúdo impróprio para seus filhos e solicitaram providências. O assunto divide opiniões entre pais, professores e comunidade escolar.

Leia também

Conforme o documento emitido pela pasta, “diante das diversas manifestações da comunidade escolar e divergência de opiniões” tomou a decisão “a fim de melhor reanálise pedagógica”. Professores reagiram à decisão e apontaram o ato como censura.

Leia também: ‘Pornográfico é não se incomodar com racismo, diz Jeferson Tenório, de livro censurado
Ministra repudia ataques à obra O Avesso da Pele, alvo de censura em escola pública

“A Secretaria, em sua função de gestão e articulação entre escola e comunidade, compreende ser necessário momento de reflexão e análise da obra junto aos responsáveis para que não sejam estabelecidos pensamentos precipitados e depreciativos em relação às temáticas abordadas”, disse a nota.

Procurada pela Itatiaia, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que não delibera sobre esse tipo de proibição, e que esta foi de responsabilidade do município.

*com informações da repórter Gina Costa


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.