Caldas, Monte Verde e Maria da Fé, todas no Sul de Minas, voltaram a entrar na lista das cidades mais frias entre a noite dessa quarta-feira (5) e a manhã desta quinta-feira (6). A medição é feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Caldas teve a temperatura mais baixa do Brasil, com 6,4°C. Monte Verde (7,2°C) Maria da Fé (7,8°C) aparecem em seguida. Confira o ranking
- Caldas (MG): 6,4°C
- Monte Verde (MG): 7,2°C
- Maria da Fé (MG): 7,8°C
- Campos do Jordão (SP): 7,9°C
- Colombo (PR): 8,2°C
- Barra do Turvo (SP): 8,5°C
Na última madrugada, as mesmas cidades entraram no ranking.
Hoje, o fluxo de ar úmido do oceano Atlântico Sul favorece ao aumento das nuvens e chuva leve nos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, especialmente na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, conforme informou o Inmet.
Por outro lado, a massa de ar seco mantém o tempo estável com predomínio de sol e baixos índices de umidade relativa do ar. As temperaturas permanecem estáveis em todo o estado.
Capital gelada
Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 14,6 °C. A sensação térmica foi de 3,7 °C, às 7h, na estação Cercadinho, na região Oeste da capital. A máxima estimada é 28 °C. Já a umidade relativa mínima do ar em torno de 35% à tarde.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
A previsão indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado.