Ouvindo...

Fórum Ambiental Causa Animal: inscrições em BH estão abertas até 12 de novembro

Nos dois dias de programação, o Fórum Ambiental receberá quatro especialistas da causa animal

Nos dois dias de programação, o Fórum Ambiental receberá quatro especialistas da causa animal

Estão abertas as inscrições para o Fórum Ambiental Causa Animal 2025, evento virtual que será promovido pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, nos dias 12 e 13 de novembro, das 18h30 às 21h, com palestras de especialistas e emissão de certificado de participação. A atividade tem como objetivo o debate sobre a coexistência, saúde e bem-estar dos animais. O prazo final para as inscrições é 12 de novembro. São 250 vagas disponíveis.

Nos dois dias de programação, o Fórum Ambiental receberá quatro especialistas da causa animal. A primeira convidada será a professora Camila Stéfanie Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordando a relação humano-animal.

Na sequência, o médico-veterinário Lucas Galdioli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fará palestra sobre adoção responsável. O público também poderá tirar dúvidas após cada uma das palestras.

No dia 13, o comportamento animal e a saúde mental serão abordados pela médica-veterinária Ana Luísa Lopes, mestre pela Universidade de Lincoln (Inglaterra). Encerrando a programação, a bióloga Nadja Simbera Hemetrio, da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB) apresentará a palestra “Animais Silvestres e Urbanização: Como Garantir a Biodiversidade nas Cidades?”.

A abertura do Fórum será feita pelo secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, e pela subsecretária de Bem-estar Animal, Maria Clara Rêgo. Ela destaca que o evento será uma oportunidade de integração entre diferentes setores da sociedade em prol da causa animal. “Será um espaço essencial para fortalecer o diálogo entre a sociedade civil, o poder público e as entidades de proteção animal”.

A subsecretária também menciona a importância do Fórum para Belo Horizonte: “A troca de experiências e o debate qualificado que o evento vai promover são fundamentais para aprimorar as políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, consolidando a cidade como uma referência nacional em bem-estar animal”, ressalta Maria Clara.

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem), criada em fevereiro de 2025, tem como competência coordenar o desenvolvimento, a implementação e o monitoramento das políticas municipais voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais, promovendo a integração e a eficiência das políticas públicas voltadas para a fauna urbana.

Dentre os principais projetos da Subem estão o AdotaBH, portal de adoção responsável da Prefeitura de Belo Horizonte; o Complexo Público Veterinário, no Bairro Madre Gertrudes; e o Bem-Estar sobre Rodas, uma unidade móvel adaptada para prestar serviços veterinários, com capacidade para realizar consultas mensais e castração de cães e gatos que percorre comunidades vulneráveis para atender animais.

Serviço

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.