Operação desencadeada pela Polícia Penal nesta terça-feira (7) busca drogas, como a K9, no presídios Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. A ação, batizada de k9, conta com o apoio da Polícia Militar e mobiliza 200 agentes penais e um helicóptero (
Os dois presídios registraram
A K9, também conhecida como K2, K4 e Spice,
"Último levantamento do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), aponta que mais de 21 mil pontos de drogas K já foram apreendidos de janeiro do ano passado até março deste ano. Somente em 2024 – dados até março - foram 9.247 pontos da droga apreendidos pelos policiais penais em todo o estado. A operação desta manhã é mais uma ação do sistema prisional para enfrentar a circulação deste tipo de droga no presídio, que registrou recentemente óbitos que estão sob investigação e que geraram suspeitas de uso excessivo da droga”, destaca nota divulgada pela Sejusp.
A nota também informa que, no último fim de semana, uma “visitante foi flagrada tentando entrar na unidade com mais de mil unidades de k4. Além da droga K, ela também carregava um invólucro contendo substância branca semelhante à cocaína, outro invólucro contendo maconha e um aparelho celular. Os ilícitos foram flagrados no aparelho Raio-X”.
Quais os efeitos das drogas K na saúde?
Taquicardia (aumento da frequência cardíaca);
Pressão arterial elevada;
Inconsciência;
Tremores;
Convulsões;
Vômitos;
Alucinações;
Agitação;
Palidez;
Dormência;
Formigamento
Crises de ansiedade e pânico;
Além disso, o consumo das drogas K pode resultar em:
- Infarto agudo do miocárdio;
- Convulsões;
- Derrame;
- Coma;
- Overdose;
- E morte por ataque cardíaco ou falência de órgãos