Ouvindo...

Onda de calor atinge MG pelos próximos dias, mas altas temperaturas podem se estender até o inverno

Fenômeno deve aumentar até 5 °C a temperatura em 493 cidades até o fim de semana

Nova onda de calor pode atingir cidades de Minas

A onda de calor que atinge parte do estado de Minas Gerais deve permanecer até a próxima semana. No total, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve aumentar em até 5 °C a temperatura em 493 cidades (veja lista abaixo) — incluindo, Belo Horizonte — até, pelo menos, sábado (4). Atípica para a estação, a onda tem data para acabar, mas, segundo especialista, o calorão não.

“O mês de maio se inicia com temperaturas elevadas em boa parte do estado, inclusive, acima da média climatológica, pelo menos, até o próximo final de semana — caracterizando assim uma condição de onda de calor nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Vale do Rio Doce e Metropolitana”, explicou o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet. Moradores das regiões Centro-Sul, na Zona da Mata Mineira e do Triângulo Mineiro podem ser os mais atingidos.

Claudemir destaca que essa condição não é comum no outono. “Normalmente, já temos aí as primeiras incursões de massas de ar relativamente mais frio que deixam as temperaturas mais baixas”, disse.

O especialista também indica que os termômetros ficam acima do normal ainda com influência do fenômeno El Niño — alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com grandes alterações no clima.

Diante disso, segundo Claudemir, o calor pode se estender por mais dois meses. “As temperaturas acima da média devem persistir em junho e julho”, disse. Contudo, ainda não há previsão para novos picos de calor: “Precisamos acompanhar diariamente se haverá a formação de ondas de calor”.

Cidades que podem ser atingidas pela onda de calor

Dois alertas de onda de calor foram emitidos pelo Inmet: um amarelo e outro vermelho. O “perigo potencial” vale para 493 municípios. Outros 22 estão sob “grande perigo” com risco à saúde.

Capital mineira na lista

A Defesa Civil emitiu, na manhã desta quinta-feira (2), um comunicado chamando a atenção para a onda de calor que chega em Belo Horizonte. Segundo o órgão, a atuação da massa de ar seco e quente provoca baixa umidade do ar e registros de temperaturas superiores a 30 °C, principalmente, no período da tarde até segunda-feira (6).

A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 30%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Confira as recomendações ⠀

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.