Resplendor, cidade na região do Rio Doce que fica a mais de 400 quilômetros de Belo Horizonte, lançou sua ‘moeda própria’ nesta semana. A Ubérrima’ terá validade apenas na cidade e será usada como uma ferramenta para impulsionar a economia local. O Real, obviamente, continuará sendo usado normalmente no município mineiro.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). O secretário Wender Barbosa conta que a prefeitura recebeu o convite para o projeto em agosto de 2022 e, após a aprovação da Câmara, a ideia saiu do papel.
‘O nome e as imagens das cédulas foram sugeridas pela própria população. A cidade teve cinco opções de nomes e Ubérrima saiu vitorioso’, explica Wender. A palavra significa ‘muito abundante’ e está presente no hino da cidade.
De acordo com a prefeitura, o cidadão poderá usar a moeda para ter acesso a preços diferenciados, participar de promoções, concorrer a prêmios e até mesmo apoio para conseguir o primeiro emprego. Já os empresários poderão contar com a certeza de que o dinheiro vai circular apenas no município, se transformando em retorno para a comunidade. A prefeitura afirma ainda que vai estabelecer programas para incentivar o uso da Ubérrima.
O uso de uma moeda pública local não é proibido, desde que ela seja coordenada por um fundo monetário, tenha lastro e não tenha a intenção de substituir a moeda corrente do país.