Ouvindo...

Muralha BH: prefeitura anuncia programa que contará com 12 mil câmeras

Áreas mapeadas devem englobar por toda a cidade com a criação da Rede de Vigilância Inteligente, que terá câmeras instaladas em praças, parques, centros de saúde municipais e escolas municipais

PBH anunciou nesta segunda-feira (6) o programa ‘Muralha BH’

A prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta segunda-feira (6) o ‘Muralha BH’, um sistema integrado de segurança que vai contar com 12 mil câmeras inteligentes que vão ser capazes de fazer identificação facial de criminosos e infratores em espaços públicos, além de monitorar a passagem de veículos furtados, roubados e clonados. O sistema deve ser implantara totalmente até dezembro do ano que vem.

O anúncio foi feito em uma cerimônia na prefeitura de Belo Horizonte, conduzida pelo prefeito da capital, Álvaro Damião (União). O programa foi inspirado no programa Smart Sampa, adotado em São Paulo.

O sistema foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e a Prodabel. As áreas mapeadas devem englobar por toda a cidade com a criação da Rede de Vigilância Inteligente, que terá câmeras instaladas em praças, parques, centros de saúde municipais, escolas municipais, principais vias, além de entradas e saídas dos corredores da cidade.

Serão 8 mil câmeras de segurança (sendo 1.890 câmeras do tipo PTZ, com giro de 360° e unidades fixas), 2.650 câmeras LPR (próprias para a leitura de placas veiculares) e 1,5 mil equipamentos com capacidade de realizar reconhecimento facial, totalizando mais de 12 mil unidades.

De acordo com o prefeito Álvaro Damião, este é o maior projeto de segurança pública da história da cidade.

“Hoje é um dia muito importante para nós de Belo Horizonte, a gente está apresentando Muralha BH, que é o maior sistema de segurança já implementado na cidade. A gente vai fazer história, mostrando que no nosso mandato a gente quer uma cidade mais segura, que as pessoas possam ir e vir com tranquilidade dentro de Belo Horizonte, não só os moradores de Belo Horizonte, como aqueles que passam por aqui. Serão 12 mil câmeras aproximadamente, serão três fases o projeto”, explicou Damião.

“A primeira fase já vai ser implementada até dezembro deste ano, com algumas câmeras que já estão sendo processadas na cidade. Nós já estamos tendo algumas câmeras espalhadas pela cidade, já temos alguns testes acontecendo no anel rodoviário, por exemplo, todo o anel rodoviário será monitorado por essas câmeras, e essas câmeras não só vão dar segurança ao povo de Belo Horizonte, como elas vão nos ajudar a monitorar toda a cidade de Belo Horizonte”, detalhou o prefeito.

Combate ao roubo de carros

Segundo o Secretário Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Márcio Lobato Rodrigues, as câmeras vão conseguir ajudar a localizar carros roubados, e haverá parceria com forças de segurança.

“Em relação ao veículo furtado, uma vez que seja lançado na rede, o meu homem que estiver lá no meu COP (Centro de Operações) vai ter um pop-up, vai aparecer um alerta em vermelho para ele, olha, esse veículo foi furtado e está circulando em tal região. Daí nós podemos acionar a guarda e a Polícia Militar para poder fazer o cerco e pegar esse veículo em flagrante. Caso não seja possível isso, nós vamos ter o registro de qual o caminho que esse veículo para que a gente possa, em companhia da Polícia Civil, auxiliá-la e dá elas informações que permitam a investigação”, afirmou o secretário.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.