Um trecho da avenida Cristiano Machado, nas proximidades do bairro Cidade Nova, ficou alagado durante a forte chuva que atingiu a capital mineira na tarde desta sexta-feira (5) e ‘transformou’ parte da via em um rio, dificultando a passagem dos motoristas. Belo Horizonte e outras dezenas de cidades mineiras estão em alerta para novas chuvas nas próximas horas (confira mais detalhes no fim da matéria).
A gravação mostra o trecho da avenida Cristiano Machado na esquina com a rua Dom Leme, onde há inclusive uma obra da prefeitura. As imagens mostram que a água cobriu totalmente a calçada e invadiu uma loja. Também é possível ver que um motociclista decidiu colocar sua moto no início da passarela de pedestres para evitar que o veículo fosse atingido pela água.
A regional Nordeste, onde essas imagens foram gravadas, recebeu 51% de toda a chuva esperada para o mês de abril em apenas três horas. Confira abaixo o acumulado de chuva em cada regional de Belo Horizonte entre as 14h e as 17h desta sexta-feira (5). A média climatológica do mês de abril é de 82,3 milímetros.
- Nordeste: 41,8 milímetros (51%)
- Centro Sul: 37,4 milímetros (45%)
- Oeste: 21,4 milímetros (26%)
- Leste: 21,2 milímetros (26%)
- Norte: 21,2 milímetros (25%)
- Venda Nova: 12,6 milímetros (15%)
- Pampulha: 11,2 milímetros (14%)
- Noroeste: 7,4 milímetros (9%)
- Barreiro: 2,2 milímetros (3%)
BH em alerta
Mais de 90 cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, estão em alerta de chuva de até 50 milímetros e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) cita o risco de corte energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até às 10h de sábado (6), mas pode ser renovado a qualquer momento.
Recomendações durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.