Moradores denunciam um vazamento de esgoto em frente a um sacolão na avenida Antônio Carlos, na altura do bairro São Francisco, na região da Pampulha em Belo Horizonte.
O microempresário Carlos Roberto Evangelista, de 63 anos, conta que passa pelo local diariamente. Segundo ele, o vazamento de esgoto está acontecendo há mais de 10 dias e a água contaminada corre pela avenida de maneira ininterrupta. “A população não tem que conviver com este vazamento de esgoto a céu aberto”, afirmou.
Motoqueiros que transitam pela região também reclamam da situação. “Para a gente que anda de moto é um risco para a saúde”, relatou Alexson Fernandes Costa. Em vídeos enviados à Itatiaia, é possível ver a água descendo a avenida.
🎥 Imagens cedidas à Itatiaia pic.twitter.com/jXMdM7dsCg
— Itatiaia (@itatiaia) April 2, 2024
Procurada pela reportagem, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que realizou vistorias no local, junto à Prefeitura de Belo Horizonte, e constatou que a responsabilidade sobre o vazamento é da Prefeitura de BH.
Em nota, a PBH confirmou que realizou vistorias em parceria com a Copasa e que o vazamento é decorrente de uma obstrução na rede pluvial, causada por uma obra particular.
“A PBH esclarece que a obra particular já foi notificada e após avaliação em conjunto com a Fiscalização Municipal, a Subsecretaria de Zeladoria Urbana - Suzurb - está avaliando os danos causados à rede de drenagem para iniciar os reparos que serão de responsabilidade do proprietário da obra”, diz o comunicado.