Ouvindo...

Obras mudam trânsito na região da estação São Gabriel, em BH, a partir desta terça (29)

Intervenções fazem parte do projeto de contenção de enchentes na Avenida Cristiano Machado

Trânsito será alterado no entorno da estação São Gabriel nesta terça-feira (29) para nova etapa de obras da Praça das Águas

A partir desta terça-feira (29), motoristas e passageiros que circulam pelas imediações da estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, devem ficar atentos a mudanças no trânsito. A Prefeitura vai implementar alterações para dar continuidade às obras da Praça das Águas, no bairro Vila Suzana/Primeiro de Maio. As intervenções visam reduzir os impactos de alagamentos em dias de chuva forte.

Mudanças no trânsito

O acesso ao Novo Anel Rodoviário, no sentido Rio de Janeiro, em direção à Avenida Risoleta Neves (sentido Santa Luzia), sofrerá modificações. O novo trajeto será o seguinte:

  • Novo Anel (sentido Rio de Janeiro);
  • Alça à direita em direção à estação São Gabriel;
  • Manter-se à direita na Cristiano Machado (sentido Centro);
  • Continuar na faixa da direita e retornar à Cristiano Machado (sentido Bairro);
  • Após os viadutos do Novo Anel, entrar à direita na segunda alça de acesso para Santa Luzia.

Transporte coletivo

Usuários do transporte público também serão afetados. As linhas de ônibus terão ajustes nos itinerários para acesso à estação São Gabriel, mas os pontos de embarque e desembarque permanecem os mesmos.

As linhas do MOVE 62, 66 e 6030 continuam operando com embarque e desembarque na estação Minas Shopping. Passageiros que estiverem na estação São Gabriel poderão embarcar nas linhas 82 ou 83P até a estação Minas Shopping, onde seguirão viagem normalmente na linha desejada. Não haverá cobrança adicional.

Agentes da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) estarão no local para orientar os passageiros.

Sobre a obra

Leia também

A construção da Praça das Águas faz parte de um conjunto de intervenções para ampliar a capacidade de drenagem do Ribeirão Pampulha. No local, está sendo instalada uma grande estrutura hidráulica — uma caixa de captação com capacidade para armazenar até 27 milhões de litros de água, volume três vezes maior que o da caixa da Avenida Vilarinho.

A função da estrutura é conter as águas do Ribeirão Pampulha e do Córrego Cachoeirinha, direcionando o fluxo para o Ribeirão do Onça. A expectativa é reduzir significativamente os alagamentos na Avenida Cristiano Machado, especialmente nas proximidades da estação São Gabriel.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.