Em Ouro Preto, na região Central de Minas, as celebrações desta Sexta-feira Santa (9) começaram cedo. Às 9h, ocorreu o sermão das sete últimas palavras de Jesus na cruz, na Igreja do Carmo. Logo depois, as confissões sacramentais.
A partir das 15h, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, ocorre a ação litúrgica, sendo o momento da duração da cruz no horário da morte de Jesus Cristo. À noite, a partir das 19h, haverá o figurado bíblico se apresentando e, logo em seguida, a procissão do enterro que sai da Igreja do Rosário em direção a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias.
Fim de semana
No sábado (30) à noite, a partir das 21h, acontece a solene vigília pascal no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. E, no domingo (31), a partir das 7h, com os belos e tradicionais tapetes confeccionados e enfeitando a cidade de Ouro Preto, ocorre a missa festiva na de Nossa Senhora do Pilar e a procissão da ressurreição conduzindo o santíssimo sacramento até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
A chegada ocorre a benção solene do santíssimo sacramento e a celebração da missa festiva de Páscoa.
Exposições
Além das atividades religiosas durante o feriado, diversas exposições estão em cartaz em Ouro Preto. A casa de Gonzaga, por exemplo, abriga a exposição ''A Viagem da Redescoberta’’ que apresenta obras originais de ilustres visitantes de 1924. Já o Museu da Casa dos Contos recebe a exposição ''Olhares Modernos’’ com uma série de imagens daSemana Santa ao longo do último século.