Ouvindo...

Justiça dá mais 20 dias para MP se manifestar sobre mineração da Gute Sicht, na Serra do Curral

Prefeitura de BH pediu interdição da mineradora Gute Sicht, que explora área tombada pelo município na Serra do Curral

Máquinas e caminhões operam normalmente em mineração na Serra do Curral

A Justiça deu mais 20 dias para que o Ministério Público possa se manifestar sobre o pedido da Prefeitura de Belo Horizonte para interditar as atividades da mineradora Gute Sicht, na Serra do Curral. A decisão foi publicada na última segunda-feira (27). O processo corre na 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte desde o dia 25 de maio.

A Prefeitura de Belo Horizonte chegou a interditar o local, mas alega que a determinação foi descumprida pela mineradora. A área explorada fica dentro do território da capital mineira, na Serra do Curral, e que está tombada pela legislação municipal.

“Toda a área localizada no território de Belo Horizonte é protegida pelo tombamento municipal e não pode sofrer degradação”, alega o município, na ação.

A prefeitura também questiona o fato de a Gute Sicht operar sem licenciamento ambiental, com base apenas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Estado de Minas em 2021, sem participação da Prefeitura de Belo Horizonte.

Imagens mostram destruição na Serra do Curral

No fim do mês passado, a Itatiaia publicou imagens de satélite que comprovam que a exploração no local começou ainda em 2020, um ano antes da assinatura do TAC.

As fotografias foram tiradas entre janeiro e maio de 2020. A primeira mostra uma área verde e, a segunda, revela uma área descaracterizada pelo trânsito de caminhões e máquinas. As imagens também mostram os efeitos da exploração do local dentro do município de Belo Horizonte. A linha azul é o limite entre a capital mineira (à esquerda da linha) e o município de Sabará (à direita da linha).

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.