Ouça a rádio

Compartilhe

Comissão é barrada em visita a mineradora na Serra do Curral

Deputadas foram impedidas de entrar em área da mina Boa Vista, explorada pela mineradora Gute Sicht na Serra do Curral

Comissão não conseguiu entrar em área de mineradora

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi impedida de entrar na área de uma mineradora que opera na região da Serra do Curral. Uma visita técnica à Gute Sicht estava marcada para a manhã desta segunda-feira (6), mas não pode ocorrer.

De acordo com a Assembleia Legislativa, quando parlamentares chegaram na porta da mineradora Gute Sicht, pessoas não identificadas "argumentaram que a ALMG não teria autorização para fazer a visita técnica por causa de termo de ajustamento de conduta (TAC) celebrado pela Gute Sicht com a Superintendência Regional de Meio Ambiente Central e Metropolitana (Supram CM)".

Uma pessoa que se apresentou como advogado da empresa questionou se a visita faria parte de uma investigação feita pelo Legislativo, e, com a negativa de duas deputadas, informou que elas não teriam autorização para entrar no local sem um mandado judicial.

O TAC ao qual o Legislativo se refere é um acordo firmado entre as duas partes para permitir a mineração em uma área da Serra do Curral entre os municípios de Belo Horizonte e Sabará. Uma reportagem da Itatiaia mostra imagens de que a exploração começou mais de um ano antes da assinatura do TAC, ainda no primeiro trimestre de 2020.

A Prefeitura de Belo Horizonte determinou a interdição das atividades da mineradora e acusa a Gute Sicht de exploração minerária irregular, já que o local seria tombado pelo patrimônio municipal.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido