O trânsito de Belo Horizonte apresentou vários pontos de retenção na manhã desta segunda-feira (11) e complicou a vida do motorista. Um das regiões que apresentou maior lentidão foi a Centro-Sul, onde motoristas enfrentam
Para o especialista em trânsito Silvestre de Andrade, o trânsito desta segunda pode ser efeito do início do mês de março, com retorno das atividades usuais dos cidadãos. “Entramos em março e, normalmente, todas as atividades, incluindo universidades e escolas, retornam. As pessoas precisam se deslocar. Dizem que, no Brasil, tudo começa a funcionar depois do Carnaval e podemos estar vendo esse efeito”, explica o especialista.
“Uma possibilidade é essa, de aumento do fluxo neste momento porque a cidade está retornando ao seu ritmo natura. Infelizmente, esse é o normal e não o excepcional”, conclui Silvestre.
Problemas nas vias
Além disso, Silvestre indica que ocorrências inesperadas também têm impacto importante no trânsito. Um exemplo é a
“Quando você tem qualquer problema, principalmente nas vias principais, como um veículo quebrado, isso acaba causando grandes problemas, em especial nos horários de pico. Você perde uma faixa e o congestionamento se espalha”, afirma Silvestre.
“Esses problemas todos, se você fecha uma via, pronto. Você obriga que as pessoas passem por outros lugares, o que carrega o trânsito. O Belvedere é uma região importante, muito adensado. Ali é caminho para regiões de alta densidade. Mudando a rota, você distribui o problema, mas para vias que já estão carregadas também”, conclui o especialista.
*Sob supervisão de Lucas Borges
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.