A corretora de imóveis Marília Ramos da Silva, de 43 anos, levou a mãe, de 85, à UPA Pampulha, no domingo (25), com quadro de suspeita de dengue e infecção urinária. Na hora do jantar, percebeu que a marmita servida pelos atendentes tinha algo de errado. Ela mexeu na comida e percebeu que havia larvas no prato.
“Encontrei no feijão, as larvas não estavam vivas. Peguei a marmita, levei até a recepção e mostrei para o pessoal. Eles deram toda assistência naquele momento e explicaram que a (produção) de marmita é terceirizada, não é feita lá na Upa da Pampulha, e que medidas seriam tomadas”, relata Marília.
Filha de paciente denuncia larvas em comida e ratos na Upa Pampulha, em BH
— Itatiaia (@itatiaia) February 26, 2024
🎥 Imagens cedidas à Itatiaia pic.twitter.com/M6Io9aBLX2
A corretora relata ainda a presença de larvas em mais duas marmitas de pessoas que estavam perto. Uma paciente teria vomitado ao comer um pedaço de mandioca e, em seguida, encontrar larvas no alimento.
“Fui à recepção e, nesse meio tempo, chegou uma paciente falando a mesma coisa e questionando, porque estava passando mal. Ela tinha comido a marmita e encontrou larva. Tanto que uma (larva) ela jogou no vaso e o resto da marmita ela jogou no lixo. Falaram, inclusive, que a Vigilância Sanitária esteve no local’.
Ela chamou a Polícia Militar e registrou um boletim de ocorrência. “Liguei para o 190 para fazer o Boletim de Ocorrência. Eles vieram e já abri também uma reclamação na Prefeitura de Belo Horizonte”, completa.
Ratos
Além das larvas na comida, Marília conta que a irmã filmou ratos no contêiner do lixo. “Os ratos saem da casa onde eles colocam os lixos. Eles entram na policlínica também. Eles passam pelo telhado, descem no sentido do muro e conseguem atravessar o vão na direção dos pacientes que estão esperando atendimento”, explica.
Apuração
Em nota, a PBH informou que a Vigilância Sanitária foi imediatamente acionada e recolheu amostras de comida, que serão analisadas no Laboratório de Bromatologia.
“Cabe destacar que a empresa fornecedora, contratada por meio de processo licitatório, está localizada em Contagem. A VISA da capital já contatou as equipes do município e solicitou uma vistoria ainda nesta segunda-feira, dia 26, para verificar as condições do local, bem como as boas práticas de fabricação dos alimentos”
Sobre a presença de ratos, a PBH informa que o local é monitorado pela Zoonoses, com vistorias quinzenais com desratização. “Empresa especializada realiza a aplicação de veneno contra ratos e diversas pragas. Para garantir que não apareçam roedores na unidade, a Zoonoses também realiza ações de conscientização nos estabelecimentos do entorno, repassando dicas sobre o correto acondicionamento de lixo”, encerra.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.