Com 491 casos confirmados de dengue, conforme o último boletim da secretaria municipal de saúde, a cidade de Ouro Preto, região Central de Minas, divulgou, nessa sexta-feira (23), que investiga um óbito que pode ter sido causado por dengue.
A morte foi registrada nesta quinta-feira (22) e, se confirmada, pode ser o primeiro óbito pela doença em 2024 no município.
As ações de combate ao mosquito foram intensificadas no município com a realização de mutirões de limpeza, aplicação do Ultra Baixo Volume, aplicação de larvicidas, vistorias e instalações de armadilhas de monitoramento do mosquito.
Também nesta semana, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete decretou situação de emergência em saúde pública devido à disparada do número de casos de dengue no município. Com mais de 3 mil casos registrados, além de um óbito confirmado na última quinta-feira, Lafaiete aderiu ao Movimento Minas Unida Contra a Dengue.
Pelo menos 90 cidades mineiras já decretaram situação de emergência. A medida permite a contratação de serviços de assistência à população de forma mais rápida. Até o momento, 99.035 casos de dengue foram confirmados. Outros 286.002 estão em investigação.
Dia D
Neste sábado (24), o município realiza ações de mutirão de limpeza para eliminar os focos de Aedes aegypti nos bairros onde a incidência de casos de dengue é maior. Também serão realizadas ações de orientação e conscientização da população sobre a eliminação dos focos do mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.