Mais de 50 motoristas por dia foram flagrados usando celular enquanto dirigem em BH

Mexer ao celular enquanto dirige pode configurar infração gravíssima, com perda de pontos e multa

Mexer no celular enquanto dirige pode ser infração gravíssima

Mexer no celular enquanto dirige pode configurar infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997). Mesmo assim, várias pessoas continuam realizando a ação, que pode desencadear acidentes graves. Conforme dados da Prefeitura de Belo Horizonte, na capital, foram registradas 54 infrações desse tipo por dia neste ano.

Para evitar acidentes de trânsito, sobretudo durante o feriado de Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) amplia as ações de fiscalização e traz recomendações para que as viagens sejam feitas de forma segura. Para o Coordenador de Prevenção e Atendimento de Sinistros da PRF, Paulo Guedes, planejar a viagem antes de sair é essencial.

Leia também

'É muito fácil você sentar no seu veiculo dentro da sua garagem, carregar o seu mapa, o seu trajeto. É até melhor que você faça isso em casa para que possa baixar aquele trajeto. Em lugares sem conexão, aquele trajeto ficará salvo no celular’, afirmou.

Dirigir ao celular pode acarretar infração gravíssima, com perda de pontos e multa. Mesmo assim, um motorista de aplicativo relatou à Itatiaia que usa. ‘Pra ser sincero, já usei sim. Se falar que não usei, sou mentiroso. A gente tenta driblar a situação. Tem hora que tem que encostar [o carro], mas de vez em quando fazemos isso [mexer no celular enquanto dirige]’, contou.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.
Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...