Temporal deixa 30 mil imóveis sem luz e coloca São Paulo em alerta

Para esta segunda-feira (26), a previsão é de sol entre nuvens, com elevação das temperaturas ao longo do dia

Concessionária que atua no fornecimento de energia elétrica em São Paulo terá 24 horas para prestar informações ao Ministério da Justiça

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo neste domingo (25) deixaram cerca de 30 mil imóveis sem fornecimento de energia elétrica e colocaram a capital em estado de alerta para alagamentos e transbordamentos.

De acordo com a Enel Distribuição São Paulo, aproximadamente 29 mil clientes foram impactados após o temporal registrado no fim da tarde. Em nota, a concessionária informou que equipes seguem mobilizadas dentro do plano de contingência para o verão e que o número de afetados representa menos de 0,3% da base total de consumidores na capital.

Leia também
Chuvas intensas ameaçam BH e mais 568 cidades de MG nas próximas horas; veja lista

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) decretou estado de alerta para transbordamento em razão do alto volume de chuva. As áreas com maior risco incluem os bairros do Jaçanã, Tremembé, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Prudente. Já as zonas norte e leste, além da Marginal Tietê, permanecem em estado de atenção para alagamentos.

Até o momento, foram confirmados transbordamentos no Córrego Paciência, na zona norte, e no Córrego Mooca, na zona leste. Segundo o radar meteorológico da Prefeitura, os núcleos mais intensos de chuva se concentraram em Mairiporã, Guarulhos e Arujá, com deslocamento em direção à capital.

Ventos fortes

O temporal também foi acompanhado de rajadas de vento, que chegaram a 63,2 km/h no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em Santana-Carandiru, os ventos atingiram 52,8 km/h, enquanto em M’Boi Mirim chegaram a 50,9 km/h.

O Corpo de Bombeiros registrou, entre 15h e 16h46, 10 ocorrências de queda de árvores, além de chamados para enchentes e um desabamento.

Para esta segunda-feira (26), a previsão é de sol entre nuvens, com elevação das temperaturas ao longo do dia. Segundo o CGE, há expectativa de novas pancadas de chuva entre o fim da tarde e o início da noite. A mínima deve ficar em torno de 19°C, com máximas próximas dos 28°C.

* Com informações de Estadão

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...