Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Conheça cidade mineira onde aplicativos da Uber e 99 são desbancados por plataformas locais

Vale Drive e Vamuuai são alguns dos sete aplicativos locais de transporte, da cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas;

santaritadosapucai.jpeg

Conheça cidade mineira onde aplicativos da Uber e 99 são desbancados por plataformas locais

Divulgação - Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí

🚗🚖 Você ai, acha possível viver em uma cidade sem os principais aplicativos de corrida, como a Uber e 99pop? Pois bem, quem vive nas grandes cidades brasileiras com certeza se deparam com a dificuldade de pegar carros de aplicativos. Os mais conhecidos, Uber e 99 pop, se concentraram em uma disputa nos últimos tempos. Mas em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, a situação é diferente. Por lá, diversos outros aplicativos criados pelos próprios motoristas tem desbancado os dois gigantes do setor.

No município que fica 404 km de Belo Horizonte, com pouco mais de 40 mil habitantes, há pelo menos oito aplicativos de transporte criados por empreendedores locais, sem contar com Uber e 99. A cidade é conhecida como polo de formação tecnológica, e a cultura de inovação ajudou os criadores dos aplicativos.

A cada mudança de perspectiva de um dos motoristas, nasce um aplicativo novo. O quadro cria uma peculiaridade na cidade. Por causa da ‘rivalidade’, em geral os mais de 300 motoristas só podem prestar serviço para um entre as oito opções locais.

Para quem mora na cidade, a lista de aplicativos é extensa, desde Cooper Drive até Vamuuai, como aquele velho apelo mineiro! Confira;

🚗Klick Driver
🚙Cooper Driver
🚗Sandicar
🚙Tchepcar
🚗Vale Driver
🚙Camaleon Car
🚗Mobi Vale
🚙Vamuuai

Leia Também

‘Em 2019, quando o serviço de transporte por aplicativos começou a deslanchar aqui em Santa Rita, só havia Uber. Decidi criar um aplicativo local para que a população tivesse opção de mobilidade, além do transporte público e dos táxis. Começamos em 2020, com 15 motoristas, e atualmente somos 30, atuando também em cidades vizinhas, como Brazópolis e São Gonçalo do Sapucaí', segundo Christian Trentini, fundador da Mobi Vale, em entrevista a o Globo.

Christian comentou também, sobre os cálculos feitos pelos aplicativo. ‘Na Uber e no 99, esse percentual varia a partir de cálculos feitos pelos aplicativos que não ficam muito claros para os motoristas. Quando trabalhava com o Uber, os descontos nas corridas ficavam entre 30% e 40%, três a quatro vezes o que desconta dos motoristas em sua empresa’, acrescentou.

Tudo começou após um aplicativo migrar da cidade de Divinópolis oferecendo taxas melhores. O app tinha sido construído a partir de uma dessas plataformas SaaS - ou seja, os fundadores pagavam um valor mensal a uma empresa de desenvolvimento para usar o software e disponibilizar o serviço.

Outros motoristas resolveram seguir o exemplo. A visão era a de que num município menor e com número de corridas limitadas eles poderiam ganhar mais dinheiro criando seus próprios serviços de transporte, atraindo outros motoristas com descontos reduzidos nas corridas em relação a Uber e 99.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia da Itatiaia. Comunicativa e ligada as redes sociais, entretenimento e cidades.
Leia mais