Usuários que cumprirem data e horário de agendamento na Farmácia de Minas de Belo Horizonte terão prioridade no atendimento. Essa estratégia foi anunciada pelo Governo de Minas nesta sexta-feira (29) e já está em vigor.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), metade das pessoas atendidas por dia não comparecem nos horários agendados, o que causa atrasos e aglomerações nas farmácias. O indicado pela secretaria é chegar cerca de 15 minutos antes do horário agendado. Caso haja atraso, a tolerância também será de 15 minutos.
Não consegui ir à Farmácia no dia marcado. O que faço?
Aquelas pessoas que forem à Farmácia de Minas de BH fora do dia e horário marcados serão atendidos depois de todos os demais agendamentos. Para saber a data e o horário, basta olhar o Recibo de Dispensação de Medicamento. Lá, abaixo da assinatura do paciente ou responsável, estará escrito o dia e horário marcados.
Recomendações da SES-MG
A SES-MG recomenda, ainda, que o usuário verifique a disponibilidade do medicamento pelo aplicativo MGApp, pelo Portal Cidadão MG ou pelo telefone 155, opção 2, mesmo já tendo horário agendado.
Caso o remédio esteja classificado como “aguardando disponibilidade”, é recomendado que o usuário não vá á Farmácia e acompanhe a disponibilidade pelo MGApp, Portal Cidadão MG ou pelo 155. Se o medicamento ficar disponível após a data marcada, basta comparecer à Farmácia com os documentos necessários ao atendimento.
Como fazer o reagendamento?
Se o usuário não puder comparecer no dia marcado, basta fazer o reagendamento. Para isso, é necessário entrar no MGApp, Portal Cidadão MG ou ligar no número 155, opção 2. Nova data e horário estarão disponíveis no Comprovante de Reagendamento.