Um influenciador digital, de 19 anos, suspeito de aliciar sexualmente menores de idade, foi preso na cidade de Capivari, no interior do estado de São Paulo, pela Polícia Civil (PC). O homem foi preso preventivamente nesta terça-feira (12), após a mãe de uma criança de 10 anos, que mora em Belo Horizonte, descobrir uma conversa entre a vítima e o criminoso, em um aplicativo.
O suspeito do crime, tinha um canal com 12 mil inscritos no YouTube, onde ele fazia vídeos da modalidade ASMR, que basicamente são sons específicos para fazer o espectador relaxar, como falar sussurrando ou bater as unhas na mesa, por exemplo. Sendo um vídeo bem popular no site.
As vítimas do influenciador eram crianças que assistiam suas lives por meio da internet, e assim ele aliciava os menores para praticar os crimes sexuais, ensinado ainda como gravar os próprios vídeos de cunho sexual.
Segundo a delegada Cristiana Angelini, do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes, a PC, agora, vai investigar os materiais apreendidos, como celulares e computadores, do homem que vai responder por estupro de vulnerável e pode ser indicado por compartilhamento, armazenamento de conteúdo pornográfico envolvendo criança e adolescente
"É uma situação degradante, chocante, devido à idade das crianças. Agora ele vai responder por estupro de vulnerável. É importante falar, também, que os pais precisam ficar atentos e conscientes e entender que a internet não é uma terra de anonimato. Pós-pandemia, a gente observou um aumento exponencial de uso da internet pelas crianças e adolescentes”.
Ainda de acordo com a PC, a única vítima identificada até o momento é de Minas Gerais, mas o autor do crime confessou conversar com mais sete menores de idade, e as vítimas podem ser de todo o país.