Ouvindo...

Moradores da Grande BH denunciam falta d'água: ‘não é fácil’

Copasa afirma que o problema, causado pelo rompimento de uma adutora na LMG-808, em Nova Contagem, já foi resolvido. Reportagem ouviu moradores insatisfeitos

Moradores de vários bairros de Contagem, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves estão sem água

Moradores de vários bairros de Contagem, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves, na Grande BH, reclamam que estão desde a última segunda-feira (21) sem abastecimento de água. A denúncia foi realizada por diversos ouvintes que acionaram a Itatiaia.

Por outro lado, a Copasa afirma que o problema, causado pelo rompimento de uma adutora na LMG-808, em Nova Contagem, já foi resolvido e o abastecimento foi retomado nessa quarta. O coordenador de Macro Operação da empresa, Simão Voloch Neto, explica.

“A gente teve na manhã dessa segunda-feira um rompimento de adutora de grande importância na LMG-808. Ele foi repentino, não foi planejado e a gente teve que acionar o fechamento do local para proteger vidas humanas e patrimônio. Para, em seguida, entrar com a manutenção. Foi uma manutenção muito pesada, muito demorada, a gente teve que adequar o local para dar segurança para o pessoal trabalhar e eles trabalharam ininterruptamente.”

Leia também

Apesar das alegações da Copasa, não foi isso que a reportagem da Itatiaia viu em contato com moradores da região. Muitos afirmam que, até agora, não têm água sequer para beber. “Moro aqui no Bairro Chácara há 28 anos e é a primeira vez que eu vejo essa situação de muitos dias sem água. Tive que dispensar dois pedreiros e um servente”, afirmou Camilo Correa Domingos, aposentado.

A realidade é semelhante na casa de Alan Carvalho, brigadista profissional, que tem residência no bairro Tropical, em Contagem. “Fiquei uns dois dias sem água”.

Geraldo Silva Costa é proprietário de uma padaria no bairro Chácara Contagem e afirma que tem sofrido muito com o problema. “Nós estamos sem água há três dias e não tem como trabalhar. A gente tem que buscar água na casa dos vizinhos, que têm uma mina. Na hora de pagar a conta, a gente paga, né? E na hora de precisar nós estamos sem. Não é fácil”.

A Copasa informa que foram disponibilizados caminhões-pipa para minimizar os impactos do desabastecimento de água para a região afetada pela paralisação.

Nota da Copasa

“A Companhia esclarece que cobra apenas pelo volume de água consumido nos imóveis e aplica os procedimentos de faturamento nos termos definidos pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG). Sendo assim, não há o que se falar em ressarcimento.

Os clientes que tiverem dúvidas em relação ao volume consumido e valores da conta, podem entrar em contato com a empresa por meio de seus canais de relacionamento: webchat no site www.copasa.com.br; WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados (exceto nacionais), das 08h às 12h; ou ainda pelo atendimento presencial nas agências da Copasa.”

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.
Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), é editor-multimídia na Itatiaia. Trabalhou durante 10 anos no jornal Estado de Minas, onde foi estagiário, repórter, capista, subeditor e editor-assistente do em.com.br e do portal UAI. Também colaborou com matérias para o portal UOL e foi assessor de imprensa no Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).