Moradores de vários bairros de Contagem, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves, na Grande BH, reclamam que estão desde a última segunda-feira (21) sem abastecimento de água. A denúncia foi realizada por diversos ouvintes que acionaram a Itatiaia.
Por outro lado, a Copasa afirma que o problema, causado pelo rompimento de uma adutora na LMG-808, em Nova Contagem, já foi resolvido e o abastecimento foi retomado nessa quarta. O coordenador de Macro Operação da empresa, Simão Voloch Neto, explica.
“A gente teve na manhã dessa segunda-feira um rompimento de adutora de grande importância na LMG-808. Ele foi repentino, não foi planejado e a gente teve que acionar o fechamento do local para proteger vidas humanas e patrimônio. Para, em seguida, entrar com a manutenção. Foi uma manutenção muito pesada, muito demorada, a gente teve que adequar o local para dar segurança para o pessoal trabalhar e eles trabalharam ininterruptamente.”
Apesar das alegações da Copasa, não foi isso que a reportagem da Itatiaia viu em contato com moradores da região. Muitos afirmam que, até agora, não têm água sequer para beber. “Moro aqui no Bairro Chácara há 28 anos e é a primeira vez que eu vejo essa situação de muitos dias sem água. Tive que dispensar dois pedreiros e um servente”, afirmou Camilo Correa Domingos, aposentado.
A realidade é semelhante na casa de Alan Carvalho, brigadista profissional, que tem residência no bairro Tropical, em Contagem. “Fiquei uns dois dias sem água”.
Geraldo Silva Costa é proprietário de uma padaria no bairro Chácara Contagem e afirma que tem sofrido muito com o problema. “Nós estamos sem água há três dias e não tem como trabalhar. A gente tem que buscar água na casa dos vizinhos, que têm uma mina. Na hora de pagar a conta, a gente paga, né? E na hora de precisar nós estamos sem. Não é fácil”.
A Copasa informa que foram disponibilizados caminhões-pipa para minimizar os impactos do desabastecimento de água para a região afetada pela paralisação.
Nota da Copasa
“A Companhia esclarece que cobra apenas pelo volume de água consumido nos imóveis e aplica os procedimentos de faturamento nos termos definidos pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG). Sendo assim, não há o que se falar em ressarcimento.
Os clientes que tiverem dúvidas em relação ao volume consumido e valores da conta, podem entrar em contato com a empresa por meio de seus canais de relacionamento: webchat no site www.copasa.com.br; WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados (exceto nacionais), das 08h às 12h; ou ainda pelo atendimento presencial nas agências da Copasa.”