O preço do frango aumentou consideravelmente em Belo Horizonte. O quilo da asinha congelada, por exemplo, ficou quase 15% mais caro em três meses, segundo o levantamento do site Mercado Mineiro. Para as famílias com orçamento mais apertado, a notícia é sempre fonte de preocupação, já que as aves são uma das únicas alternativas de carnes que ainda cabem no bolso.
O economista do IPEAD da UFMG, Diogo Santos, explica que esse aumento é recente e fruto da redução da oferta das carnes de frango no mercado brasileiro. “Ao longo de 2023, os cortes de carnes de frango vinham apresentando uma trajetória de redução do seu preço. Mas, agora, nos últimos três meses, essa tendência se inverteu. Em Belo Horizonte, de setembro a novembro, a variação acumulada do preço médio dos cortes de frango foi de crescimento de 7,6%. E o fator que por trás dessa elevação do preço está relacionado com uma menor disponibilidade. Essa também é uma forma de os produtores buscarem compensar a redução de preços que ocorreu ao longo do ano”, explicou.
O diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal, Luís Rua, detalha que o volume das exportações de frango cresceu consideravelmente. “Só a China comprou 28% a mais do que no ano passado. Tivemos nas exportações no mês um incremento na ordem de 5,6%. Já foram exportadas mais de 4,7 milhões de toneladas nos primeiros onze meses do ano”, disse. Ele destaca a China, o maior comprador da proteína de carne de frango, importou mais de 600 mil toneladas, representando um incremento de 28% em relação ao ano de 2022.
Em Pará de Minas, Oeste do estado, considerada a principal produtora de frango de Minas, as condições climáticas também influenciaram na alta dos valores. O prefeito Elias Diniz acredita que os preços para o consumidor final só vão voltar a baixar lá em 2024. “Aqui em Pará de Minas temos, aproximadamente, um plantel de 350 mil aves. Devido às altas ondas de calor nas nossas granjas, tivemos uma mortalidade de até 7%. No fim do ano, também há uma alta consumo que afeta toda a cadeia”, finalizou.